Fizemos um simulado com 70 Questões sobre a Educação Infantil para você!
Se você está se preparando para as provas de concursos públicos para professor da educação infantil o nosso simulado desta semana será muito importante para a sua preparação. Resolva as questões e veja como está o seu desempenho.
Educação Infantil
Sumário do Quiz
0 de 70 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50
- 51
- 52
- 53
- 54
- 55
- 56
- 57
- 58
- 59
- 60
- 61
- 62
- 63
- 64
- 65
- 66
- 67
- 68
- 69
- 70
Information
Clique no ícone a baixo para testar os seus conhecimentos sobre Educação Infantil!
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 70 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Sem categoria 0%
- Educação Infantil 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50
- 51
- 52
- 53
- 54
- 55
- 56
- 57
- 58
- 59
- 60
- 61
- 62
- 63
- 64
- 65
- 66
- 67
- 68
- 69
- 70
- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 70
1. Pergunta
1 pontos(Funcab – MPERO – 2012) Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 70
2. Pergunta
1 pontos(Funcab – MPERO – 2012) Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 70
3. Pergunta
1 pontos(KLC – Prefeitura de Alto Piquiri – PR – 2012) O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem por princípio:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 70
4. Pergunta
1 pontos(Fepese – Prefeitura de Lages – SC – 2013) Consta nas Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil que:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 70
5. Pergunta
1 pontos(Fepese – Prefeitura de Lages – SC – 2013) Uma das metas previstas nas Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil é assegurar que:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 70
6. Pergunta
1 pontos(Fepese – Prefeitura de Lages – SC – 2013) Não se separa a qualidade da brincadeira da qualidade da educação infantil. Há variados fatores que fazem a diferença no processo educativo, o que resulta em uma educação de qualidade para a primeira infância. Podemos considerar como alguns destes fatores:
1. Planejamento do espaço.
2. Concepções de criança, de mundo e de educação.
3. Professores formados em instituições públicas de ensino.
4. Intermediação do adulto.
5. Liberdade de ação das crianças.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 70
7. Pergunta
1 pontos(Fepese – Prefeitura de Lages – SC – 2013) Na Educação Infantil, sob a ótica das crianças, ocorrem interações entre:
1. as crianças e as professoras/adultos.
2. as crianças entre si.
3. as crianças e os brinquedos.
4. as crianças e o ambiente.
5. as crianças, as instituições e as famílias.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 70
8. Pergunta
1 pontos(Fepese – Prefeitura de Lages – SC – 2013) O documento As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) adota as seguintes definições para criança:
1. A criança é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade individual e coletiva.
2. Criança é um adulto em miniatura.
3. A criança deve ser entendida como um vir a ser, devendo sempre ser preparada para algo.
4. A criança é questionadora e constrói sentido sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 70
9. Pergunta
1 pontos(Fepese – Prefeitura de Lages – SC – 2013) A educação da criança pequena foi considerada, por muito tempo, como pouco importante. A partir de estudos e pesquisas sobre o assunto, conseguiu–se chegar a uma nova compreensão da educação da criança pequena que passa a ser entendida como:
1. A educação da criança pequena integra o sistema público de educação.
2. É parte da primeira etapa da Educação Básica.
3. É concebida como questão de direito, cidadania e qualidade.
4. As interações e as brincadeiras são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade.
5. É opção do Estado e dever da família prover a educação infantil para as crianças pequenas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 70
10. Pergunta
1 pontos(Fepese – Prefeitura de Lages – SC – 2013) O brincar é considerado por estudiosos da área como atividade principal da criança. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse tema.
( ) É uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança com a finalidade de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si mesma, a outras pessoas e o mundo em que vive.
( ) Brincar é repetir, recriar ações prazerosas, expressar situações imaginárias, criativas, compartilhar brincadeiras com outras pessoas.
( ) A partir da brincadeira a criança expressa sua individualidade e sua identidade, explora a natureza, os objetos, comunica-se e participa da cultura lúdica para compreender o universo.
( ) Ainda que o brincar seja considerado um ato inerente à criança, exige um conhecimento, um repertório que ela precisa aprender.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 70
11. Pergunta
1 pontos(Fepese- Prefeitura de Lages – SC – 2013) A avaliação na educação infantil deve ser entendida como instrumento de inclusão das crianças na educação Infantil. Isso significa que:
1. As instituições devem utilizar os relatórios, os pareceres, as avaliações realizadas por professores para definir se a criança deve ou não ser aceita em determinado grupo ou instituição.
2. A avaliação deve objetivar um conhecimento mais aprofundado das crianças para que os adultos sejam capazes de mediar as relações entre elas e o ambiente na qual estão inseridas.
3. O ato de avaliar deve classificar as crianças entre aptas e não aptas para anos posteriores, principalmente na última etapa da Educação Infantil.
4. A avaliação deve ser entendida como um exercício de um olhar sensível e cuidadoso ao outro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 70
12. Pergunta
1 pontos(FAFIPA – Prefeitura de Pinhais – PR – 2014) Sobre a história das creches no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 70
13. Pergunta
1 pontos(FAFIPA – Prefeitura de Pinhais – PR – 2014) De acordo com a Lei 9394/96 em relação à educação infantil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. É gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
II. Juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio forma a educação básica brasileira.
III. Está sujeita a carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 70
14. Pergunta
1 pontos(FAFIPA – Prefeitura de Pinhais – PR – 2014) Sobre a avaliação na Educação Infantil, podemos afirmar que ela
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 70
15. Pergunta
1 pontos(FAFIPA – Prefeitura de Pinhais – PR – 2014) Sobre a Roda de Conversa, assinale a alternativa INCORRETA.
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 70
16. Pergunta
1 pontos(Nucepe – Prefeitura de Parnarama – MA – 2014) Sobre as diretrizes estabelecidas para a Educação Infantil no Plano Nacional de Educação (Lei Nº 10.172/01) é incorreto afirmar que
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 70
17. Pergunta
1 pontos(Nucepe – Prefeitura de Parnarama – MA – 2014) Assinale as alternativas que expressam os princípios que embasam o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil.
I. O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
II. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
III. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
IV. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
São verdadeiras as alternativas:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 70
18. Pergunta
1 pontos(Nucepe – Prefeitura de Parnarama – MA – 2014) Sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é CORRETO afirmar:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 70
19. Pergunta
1 pontos(Nucepe – Prefeitura de Parnarama – MA – 2014) Na educação infantil a rotina representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), podem ser consideradas atividades permanentes na rotina do processo educativo, EXCETO,
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 70
20. Pergunta
1 pontos(Nucepe – Prefeitura de Parnarama – MA – 2014) Sobre os projetos de trabalho na educação infantil, pode-se afirmar que
CorretoIncorreto - Pergunta 21 de 70
21. Pergunta
1 pontos(Nucepe – Prefeitura de Parnarama – MA – 2014) Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Assim, assinale as alternativas que expressam características da brincadeira na educação infantil.
I. A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”.II. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, isto não implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica.
III. Para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir- lhes novos significados.
IV. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada.
São verdadeiras as alternativas:
CorretoIncorreto - Pergunta 22 de 70
22. Pergunta
1 pontos(CEPERJ – SEDUC-RJ – 2013) Em conformidade com a Lei 9394/96, a educação infantil tem por finalidade:
CorretoIncorreto - Pergunta 23 de 70
23. Pergunta
1 pontos( Instituto AOCP – IBC – 2013) Considerando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
CorretoIncorreto - Pergunta 24 de 70
24. Pergunta
1 pontos(Instituto AOCP – IB – 2013) Sobre a educação infantil, assinale a alternativa INCORRETA.
CorretoIncorreto - Pergunta 25 de 70
25. Pergunta
1 pontos(Instituto AOCP – IB – 2013) Sobre o brincar, assinale a alternativa INCORRETA.
CorretoIncorreto - Pergunta 26 de 70
26. Pergunta
1 pontos(Instituto AOCP – IB – 2013) O papel do professor na brincadeira
CorretoIncorreto - Pergunta 27 de 70
27. Pergunta
1 pontos(Instituto AOCP – IB – 2013) Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo
CorretoIncorreto - Pergunta 28 de 70
28. Pergunta
1 pontos(Instituto AOCP – IB – 2013) Sobre o desenvolvimento dos conceitos científcos na infância, assinale a alternativa correta.
CorretoIncorreto - Pergunta 29 de 70
29. Pergunta
1 pontos(Instituto AOCP – IB – 2013) Quanto à organização espaço-tempo, assinale a alternativa correta.
CorretoIncorreto - Pergunta 30 de 70
30. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil aborda o aspecto da segurança das crianças.
Assinale a alternativa que apresenta uma postura mais adequada do auxiliar de educação infantil em relação à
segurança da criança na instituição de ensino.CorretoIncorreto - Pergunta 31 de 70
31. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) Segundo a LDB (artigo 18, incisos I e II), a responsabilidade por assegurar a Educação Infantil como parte da educação básica nas escolas, no âmbito do poder público, compete ao sistema de ensino
CorretoIncorreto - Pergunta 32 de 70
32. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) O recreio escolar é o momento mais aguardado pela maioria dos alunos e significa brincar. Nesse momento, as crianças costumam extravasar toda a sua energia. Veja um exemplo: numa escola, a equipe de direção e coordenação apontou a necessidade de reduzir o tempo de recreio das crianças de 20 para 10 minutos, pois elas brigavam muito, ofendiam umas às outras (situações de bullying) e quebravam alguns materiais. Após o recreio, o chão do pátio ficava cheio de papéis de balas e de restos de lanches. Com base nessas informações, pode-se compreender que
CorretoIncorreto - Pergunta 33 de 70
33. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) A conquista da independência e autonomia pelas crianças são processos que demandam tempo e ocorrem nos atos cotidianos e em atividades sistematizadas. O exercício da cidadania é um processo que se inicia desde a infância, quando se oferecem às crianças oportunidades de escolha e de autogoverno.
Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998. Com base nesse texto, compete à auxiliarde educação infantilCorretoIncorreto - Pergunta 34 de 70
34. Pergunta
1 pontos(Idecan – Municipio de Alvinópolis/MG – 2014) Considerando o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), NÃO é uma de suas características:
CorretoIncorreto - Pergunta 35 de 70
35. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) Um dito popular é tratado no refrão da letra da música do Zeca Pagodinho.
Brincadeira tem hora
Brincadeira tem hora
Brincadeira tem hora
Brincadeira tem hora
Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, em relação ao brincar e à aprendizagem, pode-se afirmar que a brincadeiraCorretoIncorreto - Pergunta 36 de 70
36. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) Mordidas costumam causar revoluções na creche. Ninguém gosta que seu filho seja mordido. Os pais da “vítima”, às vezes, sentem-se culpados por deixarem seu filho correr riscos num ambiente com tantas crianças. Já os pais do mordedor, quase sempre, ficam envergonhados com o fato. Tanto a família do mordedor quanto a do mordido se sentem preocupadas ou agredidas. MELLO e VITORIA. In: ROSSETTI-FERREIRA, M. etal. Os afazeres na educação infantil, 2009.
Com relação às mordidas e às agressões que ocorrem durante o convívio das crianças entre um e três anos, pode-se afirmar que essas ocorrências diminuem, sensivelmente, quando as crianças desenvolvem a
CorretoIncorreto - Pergunta 37 de 70
37. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) É através do jogo simbólico (faz-de-conta) que a criança
CorretoIncorreto - Pergunta 38 de 70
38. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) Em consonância com a Resolução N0 5/2009 do Conselho Nacional da Educação, pode-se afirmar que a proposta pedagógica da Educação Infantil deve respeitar os seguintes princípios éticos, políticos e estéticos:
CorretoIncorreto - Pergunta 39 de 70
39. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) A organização dos momentos de oferta de alimentos precisa ser feita em ambientes mais tranqüilos, em pequenos grupos, com acompanhamento mais próximo pelo adulto, que propicia segurança afetiva e ajuda a construir gradativamente as habilidades para independência ao alimentar-se. Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.
Em relação à alimentação da criança na creche, como postura correta, deve-se
CorretoIncorreto - Pergunta 40 de 70
40. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) Os bebês e crianças pequenas que ainda usam fraldas e que permanecem durante muitas horas na instituição educativa podem precisar de um banho, tanto para maior conforto como para prevenção de assaduras e brotoejas. Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.
Em relação ao banho na educação infantil, deve-se
CorretoIncorreto - Pergunta 41 de 70
41. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) De acordo com a LDB de 1996 (capítulo II, artigo 29), a Educação Infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro. Sua finalidade é proporcionar o desenvolvimento:
CorretoIncorreto - Pergunta 42 de 70
42. Pergunta
1 pontos(Funcefet – Prefeitura de Nilópolis – RJ – 2011) Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitara vida como também de transformá-la. (…) Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta” que é outro.
Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.A partir dessa visão, pode-se afirmar que
CorretoIncorreto - Pergunta 43 de 70
43. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) De acordo com o que preconiza o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil a respeito do brincar, só NÃO é correto o que se afirma em:
CorretoIncorreto - Pergunta 44 de 70
44. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) Considerando o Referencial Curricular para a Educação Infantil, avalie as afirmativas sobre inclusão e diversidade.
I. Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um.
II. A Escola Inclusiva deve desenvolver uma pedagogia centrada na criança, considerando as diferenças e oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
III. Considerar que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais.
IV. Individualizar a educação infantil não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural.
É CORRETO o que se afirma em
CorretoIncorreto - Pergunta 45 de 70
45. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) Só NÃO constitui ação que visa à maior participação das famílias no Projeto Pedagógico da Instituição de Educação Infantil:
CorretoIncorreto - Pergunta 46 de 70
46. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) Sobre a aprendizagem da escrita, NÃO é correto afirmar que
CorretoIncorreto - Pergunta 47 de 70
47. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) Sobre os conceitos de alfabetização e letramento, só NÃO é correto o que ser afirma em:
CorretoIncorreto - Pergunta 48 de 70
48. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) A Educação Infantil é um direito das crianças brasileiras. Em relação à função das instituições de ensino infantil, é CORRETO afirmar que
CorretoIncorreto - Pergunta 49 de 70
49. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) Em relação ao cuidar, é CORRETO afirmar:
CorretoIncorreto - Pergunta 50 de 70
50. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) Sobre o planejamento do trabalho pedagógico, é CORRETO afirmar que
CorretoIncorreto - Pergunta 51 de 70
51. Pergunta
1 pontos(Vunesp – Prefeitura de Suzano – SP – 2015) Um dos avanços registrados na elaboração da LDB foi a definição da educação infantil como a primeira etapa da educação básica. Outro dispositivo importante da LDB, em relação à educação infantil, é aquele que determina que ela terá
CorretoIncorreto - Pergunta 52 de 70
52. Pergunta
1 pontos(COPEVE-UFAL – Prefeitura de Feira Grande – AL – 2014) Alguns municípios estabelecem parcerias com órgãos federais na implantação e implementação de unidades de educação infantil, inclusive cedendo força de trabalho, entre outros parâmetros. Nesse sentido, compreende-se como dever da instituição federal que promova a educação infantil:
CorretoIncorreto - Pergunta 53 de 70
53. Pergunta
1 pontos(COPEVE-UFAL – Prefeitura de Feira Grande – AL – 2014) No âmbito da Educação Infantil, os principais estudiosos afirmam criticamente que, na atualidade, a avaliação deve
CorretoIncorreto - Pergunta 54 de 70
54. Pergunta
1 pontos(COPEVE-UFAL – Prefeitura de Feira Grande – AL – 2014) O artigo 9, da Resolução nº 5 do CNE/CEB, de 2009, aponta como eixos norteadores da proposta curricular da educação infantil:
CorretoIncorreto - Pergunta 55 de 70
55. Pergunta
1 pontos(COPEVE-UFAL – Prefeitura de Feira Grande – AL – 2014) As concepções atuais de infância tem priorizado o entendimento de que
CorretoIncorreto - Pergunta 56 de 70
56. Pergunta
1 pontos(COPEVE-UFAL – Prefeitura de Feira Grande – AL – 2014) Na dimensão “multiciplicidade de experiências e linguagens”, dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (2009), dentre os diversos indicadores destaca-se o indicador “crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo”. Considera-se como seus indicadores específicos:
I. as crianças são atendidas com aceitação, acolhimento e de imediato pelas professoras diante de suas necessidades fisiológicas;
II. as professoras acompanham as primeiras manifestações da sexualidade da crianças;
III. as crianças são ensinadas a cuidarem de si mesmas e do seu próprio corpo;
IV. há consideração, na instituição, do ritmo específico da aprendizagem do controle dos esfíncteres pela criança.
Dos itens acima verifica-se que está(ão) correto(s)CorretoIncorreto - Pergunta 57 de 70
57. Pergunta
1 pontos(IESES – IFC-SC – 2015) Sobre os objetivos dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA:
CorretoIncorreto - Pergunta 58 de 70
58. Pergunta
1 pontos(IESES – IFC-SC – 2015) Sobre os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é INCORRETO afirmar:
CorretoIncorreto - Pergunta 59 de 70
59. Pergunta
1 pontos(IESES – IFC-SC – 2015) O período que marca a Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor da criança. Neste sentido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nesse período, é necessário ver a criança como um ser fragmentado que se desenvolve mediante a capacidade de armazenar e acumular informações.
( ) Na infância, se faz necessário o envolvimento da criança com as atividades envolvendo o movimento, o viver o brinquedo, sentir as emoções do jogar, arriscar-se, experimentar e conseguir.
( ) Na Educação Infantil, as possibilidades de trabalho do professor devem estar voltadas para a vinculação do movimento com intenções, raciocínio e planos de ações elaborados, em que são utilizadas atividades com significado, com o concreto, com o real, com o interesse daquele que é o foco do trabalho, ou seja, o aluno.
( ) Na Educação Infantil, os jogos devem ser um passatempo para a criança e não uma rotina, pois é necessário nos primeiros anos da infância, a aquisição de comportamentos relativos à rotina rígida.
A sequência correta é:
CorretoIncorreto - Pergunta 60 de 70
60. Pergunta
1 pontos(IESES – IFC-SC – 2015) No que se refere ao estudo do desenvolvimento humano na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I. O estudo do desenvolvimento humano tem sido alvo de grande interesse dos estudiosos e educadores, já que o conhecimento dos processos de desenvolvimento encontra-se no âmago da educação. Acredita-se que, sem um profundo conhecimento dos aspectos do desenvolvimento do comportamento humano, os educadores podem apenas supor técnicas educacionais apropriadas, sem que estejam incorporadas experiências de aprendizado, não só ligadas à idade cronológica, mas também, aos níveis de desenvolvimento dos indivíduos que estão sendo ensinados.
II. O desenvolvimento humano deve ser estudado a partir de um ponto de vista estanque, isto é, totalmente separado, dissociado, ora em esferas (cognitiva, afetiva e psicomotora), ora em comportamentos relacionados à idade (neonatal, infância, adolescência, idade adulta, meia idade, velhice), onde uma esfera não tem nenhuma relação com a outra.
III. Vários estudiosos partem da premissa que o desenvolvimento é contínuo e permanente, o seja, inicia-se na concepção e encerra-se com a morte, dado que inclui todos os aspectos do comportamento humano. Desde o momento da concepção, o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização, um calendário maturativo e evolutivo, uma porta aberta à interação e à estimulação. Entre o nascimento e a idade adulta se produzem no organismo humano, profundas modificações e as possibilidades motoras da criança evoluem amplamente de acordo com sua idade e se manifestam de formas variadas, completas e complexas.
IV. Já que o movimento é o meio de expressão fundamental da criança na Educação Infantil, os educadores tem a obrigatoriedade de compreender esse movimento que vai além do olhar biológico ou fisiológico, porque o corpo que corre, que transpira, que cresce, é o mesmo que sente, conhece e se expressa.
Assinale a alternativa correta:
CorretoIncorreto - Pergunta 61 de 70
61. Pergunta
1 pontos(IESES – IFC-SC – 2015) O planejamento do currículo na Educação Infantil, enquanto contexto de desenvolvimento, inclui a organização de grande diversidade de aspectos; os tempos e os espaços, as rotinas de atividades, a forma como o adulto exerce seu papel e os materiais disponíveis. Neste sentido, assinale a alternativa correta:
CorretoIncorreto - Pergunta 62 de 70
62. Pergunta
1 pontos(IESES – IFC-SC – 2015) No que diz respeito ao movimento como dimensão do desenvolvimento infantil, é INCORRETO afirmar:
CorretoIncorreto - Pergunta 63 de 70
63. Pergunta
1 pontos(IESES – IFC-SC – 2015) No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, em seu volume 3, é sugerido com muita propriedade como a criança vai conhecer o mundo. São eixos ou áreas de trabalho que englobam a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos do conhecimento. São elas:
CorretoIncorreto - Pergunta 64 de 70
64. Pergunta
1 pontos(IESES – IFC-SC – 2015) Sobre a importância da linguagem na formação do sujeito, assinale a alternativa INCORRETA:
CorretoIncorreto - Pergunta 65 de 70
65. Pergunta
1 pontos(IESES – IFC-SC – 2015) Sobre a formação pessoal e social da criança na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
CorretoIncorreto - Pergunta 66 de 70
66. Pergunta
1 pontos(NC-UFPR – Prefeitura de Curitiba – PR – 2016) Sobre o processo pedagógico na Educação Infantil, considere as seguintes afirmativas:
1. O brincar é um fio condutor na Educação Infantil, um espaço privilegiado de interação e de elaboração de conhecimentos pelas crianças.
2. Para cada faixa etária, há expectativas de aprendizagem correspondentes, entendendo-se que o processo de desenvolvimento segue uma linearidade e é igual para todas as crianças.
3. A autonomia é princípio e finalidade da Educação Infantil, pois permeia todo o processo educacional, passando pelas relações de cooperação entre adultos e destes com crianças e famílias.
4. Do nascimento até aproximadamente dois ou três anos de idade, a criança vive um estado de indiferenciação em relação a ela e ao mundo que a cerca.Assinale a alternativa correta.
CorretoIncorreto - Pergunta 67 de 70
67. Pergunta
1 pontos(NC-UFPR – Prefeitura de Curitiba – PR – 2016) Em um grupo de berçário, uma das professoras convida os bebês, que estão envolvidos em situações diversificadas pela sala na companhia das demais professoras, para trocar a fralda. Todo o processo, desde o momento de retirada do bebê da sala para o trocador, é mediado pela fala da professora, que pede licença para pegar o bebê e trocá-lo, que enuncia cada ação que desenvolve de forma antecipada e procura atribuir sentido às expressões e manifestações corporais dos bebês expressando por palavras a sua interpretação. Todo esse processo de comunicação da professora com o bebê é importante porque:
CorretoIncorreto - Pergunta 68 de 70
68. Pergunta
1 pontos(NC-UFPR – Prefeitura de Curitiba – PR – 2016) Quanto à definição de cantos de atividades diversificadas na Educação Infantil, é correto afirmar:
CorretoIncorreto - Pergunta 69 de 70
69. Pergunta
1 pontos(Idecan – Prefeitura de Rio Novo do Sul – ES – 2015) Acerca da relação cuidar e educar na Educação Infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
CorretoIncorreto - Pergunta 70 de 70
70. Pergunta
1 pontos(Idecan – SEARH – RN – 2016) Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
CorretoIncorreto
Não esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos que estudam para concurso público e, principalmente, não esqueça de responder os simulados anteriores! Bom fim de semana! Conheça todos os nossos simulados.
Muito bom!!!
Obrigada!!!
aprendi muito
Gostei…os conteúdos são excelentes…
nossa amei!!!
Obrigada pelo carinho e pela mensagem Soneide!
Olá Soneide.. obrigada pela mensagem <3
MUITO BOM!!!!