40 questões sobre Planejamento Escolar e de Ensino
Selecionamos 40 questões sobre Planejamento Escolar e de Ensino. Teste seus conhecimentos sobre o assunto e verifique o seu desempenho.
Planejamento
Sumário do Quiz
0 de 40 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
Information
Clique no ícone abaixo para testar os seus conhecimentos sobre o tema “Planejamento Escolar e de Ensino”!
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 40 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Sem categoria 0%
- Planejamento 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 40
1. Pergunta
1 pontos(Cespe- Abin-2010) O planejamento de ensino, processo de sistematização dos conteúdos e ações docentes, visa organizar o trabalho pedagógico, racionalizando as atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem.
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 40
2. Pergunta
1 pontos(Cespe- Abin-2010) O planejamento curricular deve conter a forma de avaliação, de modo a acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos.
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 40
3. Pergunta
1 pontos(Cespe- Abin- 2010) O planejamento deve expressar uma unidade de ideias, princípios e ações.
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 40
4. Pergunta
1 pontos(Cespe-TJES – 2011) Segundo a abordagem tradicional de planejamento, que se apoia na teoria positivista, as ações de planejamento cabem aos especialistas que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos.
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 40
5. Pergunta
1 pontos(Cespe-TJES – 2011) Na composição de grupos para a construção de planejamento participativo, deve-se priorizar a reunião de participantes com deias afins, evitando-se, desse modo, a ocorrência de conflitos que possam atrapalhar a consecução das ações e metas previstas.
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 40
6. Pergunta
1 pontos(Cespe-TJES – 2011) O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 40
7. Pergunta
1 pontos(Cespe-TJES – 2011) Como características essenciais do planejamento educacional brasileiro em diversos momentos históricos, destacam-se a descontinuidade das ações governamentais e a redução das ações de planejamento à elaboração e execução de orçamentos.
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 40
8. Pergunta
1 pontos(Cespe- Correios – 2011) Ao se elaborar um plano didático, deve-se primar pela rigidez e exatidão, a fim de se garantir a implementação de todas as atividades nele previstas.
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 40
9. Pergunta
1 pontos(Cespe-SEDUAM- 2011) O tempo e o encadeamento das etapas do processo de ensino são aspectos relevantes para o planejamento da aprendizagem, pois contribuem, no que se refere à sequência de ensino e duração das atividades, para a organização dos processos cognitivos inerentes ao ato de aprender.
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 40
10. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEDUCAM-2011) O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 40
11. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEDUCAM-2011) No planejamento de ensino, entende-se por objetivo geral a seleção, pelo professor, de experiências adequadas de aprendizagem, a comunicação aos alunos do que se espera deles e a padronização da avaliação.
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 40
12. Pergunta
1 pontos(Consulplan-TSE-2012) O planejamento educacional se organiza em três planos:
I. marco referencial;
II. diagnóstico;
III. programação.
Cada plano se desdobra em dimensões. Considerando o marco referencial como o nível macro do planejamento, afirma-se que ele se subdivide em três dimensões.
Assinale-as.
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 40
13. Pergunta
1 pontos(Cespe-TJRO – 2012) A educação brasileira é organizada com base em parâmetros, planejamentos, projetos politico-pedagógicos, entre outros instrumentos. No que se refere a planejamento no âmbito da educação, assinale a opção correta.
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 40
14. Pergunta
1 pontos(Cespe – MPU- 2013) Planejamento participativo e planejamento estratégico apresentam características comuns no que concerne à gestão dos processos escolares.
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 40
15. Pergunta
1 pontos(Cespe – MPU- 2013) O planejamento participativo é fundamentado nos princípios democráticos, segundo os quais deve haver a participação de toda a comunidade envolvida nos processos de decisão.
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 40
16. Pergunta
1 pontos(Cespe- MOU – 2013) Em uma perspectiva tradicional de planejamento, ao realizar o planejamento de ensino de sua disciplina, o professor deve traçar objetivos gerais e específicos, devendo estes ser alcançáveis em menor tempo que aqueles e explicitar desempenhos observáveis.
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 40
17. Pergunta
1 pontos(Cespe-MPU-2013) No desenvolvimento metodológico de plano de ensino, devem-se indicar as atividades que serão realizadas pelo professor e pelos alunos durante a aula, o conjunto de aulas ou a unidade didática.
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 40
18. Pergunta
1 pontos(Cespe-FUB-2013) Plano de curso é o conjunto de ações a serem desenvolvidas na vigência de determinada disciplina.
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 40
19. Pergunta
1 pontos(Cespe-FUB-2013) Na elaboração do planejamento de ensino, a organização sequencial de conteúdos apresenta duas dimensões: a vertical, que é o sequenciamento dos conteúdos pelo seu grau de complexidade, e a horizontal, que está relacionada aos diferentes campos do conhecimento.
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 40
20. Pergunta
1 pontos(Cespe-FUB-2013) Cabem ao planejamento educativo as seguintes funções: diagnóstico e análise da realidade; definição de objetivos e metas, compatibilizando a política e as diretrizes do sistema; determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas em função de prioridades.
CorretoIncorreto - Pergunta 21 de 40
21. Pergunta
1 pontos(Cespe-FUB-2013) Os interesses, desejos, ideologias e propostas dos educadores influenciam o planejamento de ensino, uma vez que as visões de mundo e de sociedade desses profissionais se consolidam no ato de planejar os objetivos e metas de ensino.
CorretoIncorreto - Pergunta 22 de 40
22. Pergunta
1 pontos(FUNDEP – BHTRANS – 2013) De acordo com Lopes (1993), são características do planejamento educacional participativo e transformador, EXCETO:
CorretoIncorreto - Pergunta 23 de 40
23. Pergunta
1 pontos(Cetro- Fundação Casa – 2014) As fases do planejamento escolar podem ser divididas em: o planejamento da escola, o planejamento curricular e o projeto ou plano de ensino. O planejamento curricular é
CorretoIncorreto - Pergunta 24 de 40
24. Pergunta
1 pontos(IFSC- IFSC- 2014) De acordo com Vasconcellos, “[…] planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal”.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2006. p. 35.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao planejamento escolar.
CorretoIncorreto - Pergunta 25 de 40
25. Pergunta
1 pontos(IFSC- IFSC- 2014) Segundo Libâneo (2013, p. 221), há três modalidades de planejamento, articuladas entre si: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. Considerando tais modalidades, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.
( ) Constitui a previsão do desenvolvimento do conteúdo.
( ) Expressa a ligação da instituição de ensino com o sistema escolar.
( ) Constitui a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente.
( ) É um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
( ) Constitui um documento escrito que, além de orientar as ações do professor, possibilita revisões e aprimoramentos.
1. Plano da escola.
2. Plano de ensino.
3. Plano de aula.A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
CorretoIncorreto - Pergunta 26 de 40
26. Pergunta
1 pontos(FGV – SEDUCAM – 2014) Leia o fragmento a seguir:
“… não se constitui na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação, que exige o esforço conjunto e a vontade política do coletivo escolar.”
Assinale a opção que indica o conceito apresentado no fragmento acima.
CorretoIncorreto - Pergunta 27 de 40
27. Pergunta
1 pontos(FGV – SEDUCAM – 2014) Com relação ao planejamento escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. Estrutura-se em planos e projetos curriculares e de ensino.
II. Caracteriza-se pela ação individual dos professores sem estar articulado com as necessidades das turmas.
III. É uma atividade de ensino e aprendizagem determinada por uma intencionalidade educativa.
Assinale:
CorretoIncorreto - Pergunta 28 de 40
28. Pergunta
1 pontos(Fepese – MPESC- 2014) O processo de planejamento participativo da escola vem ganhando importância na literatura acadêmica entre pesquisadores que defendem a descentralização do sistema educacional como um caminho para a democratização da gestão da educação e a melhoria da qualidade do ensino.
Nesse sentido, é correto afirmar:
1. A construção do planejamento participativo da escola está ancorada fundamentalmente nas relações de poder estabelecidas entre a comunidade escolar e os dirigentes do sistema educacional.
2. O planejamento participativo tem por função modernizar os tempos e os espaços da escola, tendo como referência uma realidade em constante transformação social.
3. A construção do planejamento participativo deve levar em conta que a escola possui vínculos institucionais com um determinado sistema escolar, ou seja, sua autonomia deve ser entendida de forma relacional, inserida em um contexto de interdependências.
4. A participação ativa da comunidade escolar, se constituindo como um coletivo que pensa a escola, favorece a construção de um planejamento no qual estejam presentes diferentes pontos de vista sobre a realidade escolar, possibilitando a interação entre famílias, professores, estudantes, funcionários e especialistas.
5. O diálogo e o debate democrático são fundamentais para a produção de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento participativo, pois significados comuns são estabelecidos corroborando para a identifcação destes na escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
CorretoIncorreto - Pergunta 29 de 40
29. Pergunta
1 pontos(IBFC – SEAPDF – 2013) A preocupação com a melhoria da qualidade da Educação levantou a necessidade de descentralização e democratização da gestão escolar e a participação tornou-se um conceito nuclear. Sobre a temática do planejamento educacional participativo, julgue os itens a seguir:
I. Planejamento Educacional pode ser pensado como um processo contínuo que se preocupa com o ‘para onde ir’ e ‘quais as maneiras adequadas para chegar lá’, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades da sociedade.
II. Planejamento Curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar, é previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um mero instrumento que orienta a ação educativa na escola, uma vez que a preocupação com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante não está explicitada através dos diversos componentes curriculares.
III. Planejamento Escolar é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de racionalização, organjzação e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social (LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001). Relaciona-se com o Planejamento Político-Social, tem como preocupação fundamental responder às questões “para quê”, “para quem” e também “com o quê”. A preocupação central é definir fins, buscar conceber visões globalizantes e de eficácia; serve para situações de crise e em que a proposta é de transformação, em médio prazo e/ou longo prazo (GANDIN, D. A prática do planejamento participativo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994 ).
São corretas as afirmativas:
CorretoIncorreto - Pergunta 30 de 40
30. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL-2013) O plano de aula, chamado também de plano de unidades didáticas, possui diversos componentes.
CorretoIncorreto - Pergunta 31 de 40
31. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL-2013) O planejamento de ensino deve ser articulado, por isso os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o seu universo de forma específica.
CorretoIncorreto - Pergunta 32 de 40
32. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL-2013) Os processos e técnicas tradicionais ou quantitativos podem ser utilizados no planejamento participativo.
CorretoIncorreto - Pergunta 33 de 40
33. Pergunta
1 pontos(Cespe – SEEAL – 2013) O planejamento curricular, que apresenta alto grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível estratégico de planejamento escolar.
CorretoIncorreto - Pergunta 34 de 40
34. Pergunta
1 pontos(Cespe – SEEAL – 2013) O plano de aula dos professores, que apresenta baixo grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível tático do planejamento escolar.
CorretoIncorreto - Pergunta 35 de 40
35. Pergunta
1 pontos(UFMT – DETRANMT – 2015) A coluna da esquerda apresenta modalidades do planejamento educacional, e a da direita, a definição de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 – Planejamento nacional de educação ( ) É uma ação elaborada pelo professor, visto que é
o processo que se desenvolve no nível mais concreto
da atuação docente em sala de aula.
2 – Planejamento ou plano curricular ( ) Desenvolve-se no âmbito da escola a fim de promover
a aprendizagem dos estudantes, considerando os
objetivos e pressupostos teóricos e metodológicos que
fundamentam o projeto de educação da instituição.
3 – Planejamento ou plano escolar ( ) Congrega a previsibilidade de todas as atividades da
escola em consonância com as suas
finalidades,organização, coordenação e filosofia.4 – Planejamento ou plano de ensino ( ) Possui força de lei, sendo capaz de conferir
estabilidade às iniciativas governamentais na
área da educação.Marque a sequência correta.
CorretoIncorreto - Pergunta 36 de 40
36. Pergunta
1 pontos(UFMT – DETRANMT – 2015) Sobre o planejamento educacional participativo, elaborado na perspectiva das teorias críticas, é correto afirmar:
CorretoIncorreto - Pergunta 37 de 40
37. Pergunta
1 pontos(Cespe- Depen- 2015) Na elaboração do planejamento de ensino, o docente deve delinear os objetivos a serem alcançados por ele, de modo a cumprir um requisito formal e burocrático estabelecido no programa da disciplina e no programa institucional.
CorretoIncorreto - Pergunta 38 de 40
38. Pergunta
1 pontos(Cespe- Depen- 2015) A prática educativa requer organização prévia por meio do planejamento das ações didáticas e pedagógicas da escola. Uma vez estabelecido, esse planejamento educacional não pode ser mudado, pois constitui um documento formal.
CorretoIncorreto - Pergunta 39 de 40
39. Pergunta
1 pontos(Cespe- Depen- 2015) O planejamento da ação docente deve ser articulado com o planejamento escolar e institucional.
CorretoIncorreto - Pergunta 40 de 40
40. Pergunta
1 pontos(Funrio – UFRB – 2015) O processo de planejamento participativo implica uma gestão
CorretoIncorreto
Faça nossos simulados anteriores!
Para mais DICAS: Clique Aqui!
Assine o nosso Intensivo Pedagógico
https://intensivopedagogico.com.br/quem-somos/
CURTA e SIGA nossas páginas nas redes sociais
Youtube
https://www.youtube.com/pedagogiaparaconcurseiros
Facebook
https://www.facebook.com/pedagogiaparaconcurseiros/
Instagram
https://www.instagram.com/pedagogiaparaconcurseiros/
Twitter
https://twitter.com/PedagogiaConcur
75%
Estou amando fazer os questionários. Parabéns pela iniciativa
Amo de
Muito bom! Fico feliz por ter um site rico de conteúdos e simulados.Obrigada
Muito interessante o simulado dessa semana, estou a cada dia aprimorando os meus conhecimentos. Através da proposta de vocês sinto-me preparada para qualquer concurso, muito obrigada. Beijooos !!!!
Seria interessante simulado sobre avaliação.
Parabéns, excelente iniciativa.
Olá você tem postado excelente material para estudo. Deus abençoe a sua vida!!!!