#SuperDica

7 dicas para otimizar seus estudos e manter a motivação

Written by Juliana Garcia

7 dicas para otimizar seus estudos e manter a motivação é o nosso tema da semana! Boa parte das pessoas querem ser bem sucedidas nos concursos públicos, mas poucas estão dispostas a pagar o preço. A lógica é simples: não se atinge um resultado se não tiver foco e persistência. Por isso, os melhores concurseiros estão sempre buscando estratégias para se preparar mais e melhor para os desafios. Afinal, como diz aquela frase do Albert Einstein “É loucura esperar resultados diferentes quando continuamos fazendo a mesma coisa”.

Assim, selecionamos 7 dicas para você aplicar nos seus estudos para alcançar a aprovação:

#1 Pare de criar desculpas

Você costuma dizer as  frases  “não vai dar tempo”, “estou muito ocupado”  ou “eu não tenho dinheiro” – provavelmente você anda procrastinando (saiba mais sobre procrastinação nesse vídeo humorístico). É importante ter consciência que este comportamento é um dos piores inimigos de quem estuda para concursos. Para melhorar sua compreensão sobre o assunto indicamos este artigo.

#2 Divida as grandes tarefas em partes

A verdade é que adiamos grandes tarefas porque elas nos parecem aterrorizantes. Por sorte, há um truque psicológico para superar este medo. No caso dos concursos, você pode dividir o conteúdo do edital em pequenas partes. Ou seja, se você tem pouco tempo para estudar, distribua as matérias durante a semana e avance aos poucos.

#3 Tenha foco

Existe uma frase que diz “Saber onde colocar o foco de nossos esforços, é metade do que é necessário para concretizar o sonho perseguido”. Ter foco é escolher uma meta e fazer o possível para alcança-la. Conquistar esta meta pode ser um caminho longo e doloroso, por isso você dever ter cuidado com suas escolhas diárias, de forma que cada uma te aproxime do seu desejo.

#4  Adote um sistema de parcerias

Você tem como meta estudar para aquele concurso? Combine uma rotina de estudos com um amigo e estabeleça metas compartilhadas de estudo. Ao trabalhar em um sistema de parceria, você se sente obrigado a dar satisfação a mais alguém, além de você mesmo. Os grupos de estudo do Facebook são ótimas locais para encontrar parceiros.

#5 Elimine distrações

Se você costuma perder horas nas redes sociais? Imponha-se o objetivo de acessar  apenas quando todas as suas obrigações já estiverem concluídas. Longe de tudo que tira seu foco é mais fácil manter-se atento, aliás, ter um dia produtivo é uma das melhores sensações que podemos experimentar!

#6 Se auto-recompense

Reconheça o seu esforço, saiba reconhecer que você avançou em seu projeto e se recompense quando os objetivos forem alcançados. Manter o foco em um projeto pode ser cansativo, mas se você souber dar valor ao seu esforço será mais prazeroso continuar a caminhada.

#7 Pare de esperar o momento perfeito

Não existe “o momento perfeito” para iniciar um projeto ou uma tarefa. Se você ficar esperando o momento perfeito, provavelmente não saberá identificá-lo. Ao invés de se enganar, tome coragem e comece agora mesmo!


About the author

Juliana Garcia

Possui formação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá-PR e especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Paranaense de Educação. Após assumir o último concurso percebeu que sua maior paixão é o processo de preparação para concursos públicos. Quer fazer deste site a sua melhor alternativa para estudar.

1 Comment