50 FATOS que você precisa saber sobre os PROFESSORES
Os professores são algumas das pessoas mais influentes do mundo! No entanto, muitas vezes nossa profissão é diminuída em vez de ser incentivada e respeitada. Talvez isso ocorra devido a grande maioria das pessoas terem conceitos errados sobre os professores e não entenderem realmente o que é preciso para ser um professor. A profissão docente é muitas vezes incompreendida, por isso queremos te apresentar 50 FATOS que você precisa saber sobre os PROFESSORES.
A maioria dos “não-professores” não tem ideia do que é preciso saber para ensinar com eficácia. Eles não entendem os desafios diários que os professores devem superar para maximizar a educação que seus alunos recebem. Esses equívocos alimentam as percepções sobre a profissão docente, e por isso é necessário mostrar ao público em geral os verdadeiros fatos sobre os professores e sobre a sua atuação.
Como qualquer profissão, há aqueles que são grandes e aqueles que “nem tanto”. Quando olhamos para trás, para a nossa educação, quase sempre lembramos dos grandes e dos maus professores. No entanto, segundo matéria do site About Education esses dois grupos representam cerca de 5% de todos os professores que passaram por nossas vidas. Com base nesta estimativa, 95 % dos professores caem em algum lugar entre esses dois grupos. Este 95%, apesar de não serem memoráveis, são os profissionais que aparecem todos os dias na escola, fazem o seu trabalho e recebem pouco ou nenhum reconhecimento e elogios.
As declarações a seguir podem ser consideradas generalistas. Contudo, embora cada declaração não seja uma verdade absoluta para todos os professores, elas são indicativos dos pensamentos, sentimentos e hábitos do trabalho de grande parte deles:
1. Os professores são pessoas apaixonadas pela sua profissão e gostam de fazer a diferença.
2. Os professores não se tornam professores porque não são inteligentes suficientemente para fazer outra coisa. Eles se tornam professores porque eles querem fazer a diferença na formação e na vida de crianças e jovens.
3. A maioria chega mais cedo, fica até mais tarde na escola e ainda levam trabalhos e provas para corrigir em casa. Passam alguns dias das suas férias planejando as atividades do próximo ano e as oportunidades de desenvolvimento profissional.
4. Os professores ficam frustrados com os estudantes que têm um enorme potencial, mas não querem se esforçar para maximalizá-los.
5. Os professores adoram alunos que vêm para a aula com atitude positiva e vontade de aprender.
6. Professores adoram ambientes colaborativos, onde saltam ideias e melhores práticas. Onde todos apoiam-se mutuamente.
7. Professores respeitam os pais que valorizam a educação, acompanham, entendem onde seus filhos estão academicamente e apoiam o que o professor faz.
8. Os professores são pessoas reais. Eles têm vidas fora da escola. Eles têm dias terríveis e dias bons. Eles cometem erros.
9. Os professores querem uma direção e uma coordenação que apoiam o que estão fazendo, dão sugestões para melhoria e valorizam suas contribuições para a escola .
10. Os professores são criativos e originais. Não existe dois professores que façam as coisas exatamente da mesma forma. Mesmo quando eles usam as ideias um do outro, cada professor vai colocar a sua forma de fazer.
11. Os professores estão em constante evolução. Eles estão sempre à procura de melhores formas de ensinar os seus alunos.
12. Os professores têm alunos favoritos. Eles podem não sair dizendo isso, mas há aqueles estudantes, por qualquer motivo, com quem você tem uma conexão natural.
13. Os professores ficam irritados com os pais que não entendem que a educação deve ser uma parceria entre eles e os professores de seus filhos.
14. Os professores são loucos por planejamento e controle. Eles odeiam quando as coisas não saem conforme o planejado.
15. Os professores entendem que os estudantes são indivíduos únicos. Por isso suas aulas buscam atender necessidades individuais.
16. Professores nem sempre se dão bem uns com os outros . Eles podem ter conflitos de personalidade ou desacordos que alimentam uma antipatia mútua. Mas isso não influência o seu trabalho.
17. Os professores gostam de ser queridos. Eles adoram quando os alunos ou os pais fazem algo inesperado para mostrar o seu apreço.
18. Alguns professores não gostam de testes ou avaliações padronizadas. Eles acreditam que esses instrumentos adicionam pressões desnecessárias sobre si mesmos e sobre seus alunos.
19. Os professores não se tornam professores por causa do salário. Eles entendem que serão mal pagos por aquilo que fazem, e mesmo assim, amam a sua profissão.
20. Professores odeiam quando a mídia se concentra sobre a minoria de professores que fazem algo errado, em vez de a maioria que consistentemente fazem um bom trabalho, todos os dias.
21. Professores amam quando se deparam com ex-alunos e eles dizem o quanto foi importante o que você fez por eles.
22. Professores odeiam alguns aspectos políticos da educação.
23. Os professores gostam de participar das decisões da escola.
24. Os professores nem sempre concordam com o que estão ensinando. Há sempre algum conteúdo exigido que eles não gostam de ensinar.
25. Os professores realmente querem o melhor para todos os seus alunos . Eles nunca querem ver uma criança falhar.
26. Professores odeiam a quantidade de papéis e documentos que precisam preencher todos os dias. É uma parte necessária do trabalho, mas extremamente monótona e demorada.
27. Os professores estão constantemente à procura de melhores formas de ensinar os seus alunos. Eles nunca estão satisfeitos com o status quo.
28. Os professores muitas vezes gastam seu próprio dinheiro comprando materiais para dar as suas aulas.
29. Professores querem inspirar outras pessoas ao seu redor, começando por seus alunos, mas também incluindo os pais, outros professores e a administração .
30. Os professores trabalham em um ciclo interminável. Eles trabalham duro para ensinar cada aluno.
31. Os professores entendem que a gestão da sala de aula é uma parte importante do seu trabalho, mas nem sempre esta é a sua parte favorita da profissão.
32. Os professores entendem que os alunos lidam com diferentes situações em casa, por vezes muito difíceis. E os professores muitas vezes tentam ajudar o aluno a lidar com essas situações.
33. Os professores adoram ter oportunidade de formação e desenvolvimento profissional envolvente e significativo. Desprezam o desenvolvimento profissional sem sentido.
34. Professores querem ser modelos para os seus alunos.
35. Os professores querem que cada criança seja bem sucedida. Eles não gostam de pensar que possam ter falhado com um estudante e ter que tomar a decisão de retê-lo.
36. Professores desfrutam bem do seu tempo fora da escola. São momentos importantes para refletir, atualizar-se e fazer mudanças que acreditam que irão beneficiar os seus alunos.
37. Os professores sentem que nunca há tempo suficiente em seu dia. Há sempre mais alguma coisa que eles precisam fazer.
38. Os professores gostariam de ver a quantidade de alunos limitadas a 15-18 por sala.
39. Professores querem manter, ao longo do ano, uma linha aberta de comunicação entre eles e os pais dos seus alunos.
40. Os professores entendem a importância dos recursos da educação e do seu papel. Mas desejar melhores salários não deveria ser encarado como um problema pelas outras pessoas.
41. Os professores querem acreditar que serão defendidos quando um pai ou estudante fizer acusações injustas.
42. Os professores não gostam de interrupções inadequadas, mas geralmente são flexíveis e sabem lidar bem quando elas ocorrem.
43. Os professores são mais propensos a aceitar e utilizar novas tecnologias se forem devidamente treinados sobre como usá-las.
44. Os professores ficam frustrados com os poucos professores que não têm profissionalismo e não estão em sala pelas razões certas.
45. Professores odeiam quando um pai diminui sua autoridade diante seus alunos.
46. Os professores são compassivos e solidários quando um aluno tem uma experiência trágica.
47. Os professores querem ver seus ex-alunos serem produtivos, cidadãos com sucesso na vida.
48. Professores investem mais tempo nos alunos com dificuldades.
49. Os professores são acusados, muitas vezes, de serem o responsáveis pelo fracasso dos estudantes, quando, na realidade, é uma combinação de vários fatores que levam o aluno ao fracasso.
50. Os professores muitas vezes se preocupam com seus alunos fora do horário escolar, quando percebem que eles não têm uma vida doméstica tranquila.
Esta matéria foi traduzida e adaptada do site About Education. Compartilhe com seus amigos professores. Leia a matéria original aqui.