Preparamos um Simulado sobre Planejamento Escolar e Planejamento de Ensino para você. Teste agora mesmo os seus conhecimentos! Aproveite e veja também os conteúdos sobre este tema, e nossos simulados anteriores.
Planejamento Escolar e Planejamento de Ensino
Sumário do Quiz
0 de 25 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
Information
Teste seus conhecimentos clicando no botão logo abaixo.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 25 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 25
1. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Fortaleza – CE-2016) Um dos elementos centrais no Planejamento do Ensino é a avaliação. Sobre esse componente é verdadeiro afirmar.
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 25
2. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Fortaleza – CE-2016) Quais são os elementos que compõem o planejamento do ensino?
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 25
3. Pergunta
1 pontos(Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ-2016) José Carlos Libâneo, em seu livro Didática, declara: (…) A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes (…). LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. Pág.222. Nesse trecho, o autor destaca uma das características do planejamento pedagógico, que é:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 25
4. Pergunta
1 pontos(Fepese-Prefeitura de Florianópolis – SC-2016) Estudos revelam que o planejamento, no contexto escolar, é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 25
5. Pergunta
1 pontos(Fepese-Prefeitura de Florianópolis – SC-2016) O planejamento, no espaço educacional, tem, dentre outras, as seguintes funções:
1. Explicar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as demandas do contexto social e do processo de participação democrática.
2. Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.
3. Garantir uma organização que possibilite ao professor a improvisação, a rotina e a cristalização de práticas segmentadas e lineares.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 25
6. Pergunta
1 pontos(Fepese-Prefeitura de Florianópolis – SC-2016)Estudos revelam que no espaço escolar há três modalidades de planejamento, articulados entre si.
Eles são denominados de plano:
1. Da escola.
2. De trabalho.
3. De avaliação.
4. De ensino.
5. De aulas.
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 25
7. Pergunta
1 pontos(FCC-SEDU-ES-2016) Um plano de aula deve prever necessariamente
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 25
8. Pergunta
1 pontos(Cespe-DPU-2016) Avaliação dos processos de resultados é uma fase posterior ao período previsto para o planejamento.
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 25
9. Pergunta
1 pontos(Cespe-DPU-2016) O processo de planejamento é a forma de antecipar a prática pedagógica e, por isso, independe de ações anteriores.
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 25
10. Pergunta
1 pontos(Cespe-DPU-2016) O planejamento curricular deve ficar restrito à semana de planejamento realizada pelas escolas, no início do período letivo.
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 25
11. Pergunta
1 pontos(Cespe-DPU-2016) Plano, programa e projeto são documentos componentes do planejamento sistematizado: o projeto é o mais abrangente deles e engloba o plano.
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 25
12. Pergunta
1 pontos(Cespe-DPU-2016) A ação de planejar é crucial para o trabalho do professor. Uma fase árdua do planejamento do ensino é a delimitação dos objetivos, momento em que não há a participação dos alunos, visto que essa tarefa cabe unicamente ao professor.
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 25
13. Pergunta
1 pontos(EXATUSPR-Prefeitura de Nova Friburgo – RJ-2016) Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) O planejamento escolar não assegura a unidade e a coerência do trabalho docente.
( ) O planejamento escolar não inter-relaciona ao plano de aula.
( ) O planejamento escolar é um processo contínuo e dinâmico.
( ) O planejamento escolar deve ser dialógico e flexível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 25
14. Pergunta
1 pontos(Funiversa-Secretaria da Criança – DF-2015) O planejamento deve ser uma ação consciente do professor para prever sua atuação, ancorando-a em suas opções político-pedagógicas e fundamentando-a nos problemas sociais, econômicos, culturais e políticos dos sujeitos envolvidos no processo. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.
I É função do planejamento assegurar a realização de um processo de ensino de qualidade, evitando improvisação e rotina, por meio da preparação das aulas e do replanejamento sempre que novas situações surgirem no processo de ensino-aprendizagem.
II O planejamento não deve manifestar a relação entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional do professor e as suas ações educativas efetivas.
III O planejamento deve esclarecer princípios, diretrizes e procedimentos de trabalho docente que garantem a articulação entre a função da escola e as exigências das secretarias de educação estaduais.
IV O professor deve considerar as condições socioeconômicas dos alunos em seu planejamento.
V O planejamento objetiva facilitar a sequência lógica da ação docente e a coerência entre as ideias e a prática do professor, pois as aulas são planejadas a partir da realidade da escola.
A quantidade de itens certos é igual aCorretoIncorreto - Pergunta 15 de 25
15. Pergunta
1 pontos(Funiversa-Secretaria da Criança – DF-2015) O conhecimento da realidade constitui pré-requisito para que o planejamento de ensino do professor atenda às necessidades do aluno. São características específicas do planejamento de ensino
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 25
16. Pergunta
1 pontos(BIO-RIO- IF-RJ-2015) É condição primordial do processo de planejamento integral da educação que, em nenhum caso, interesses pessoais ou de grupos possam desviá-lo de seus fins essenciais que vão contribuir para a dignificação do homem e para o desenvolvimento cultural, social e econômico do país. Mediante o planejamento podemos organizar e disciplinar nossa conduta, e capacitar ao desempenho de atividades cada vez mais complexas. Nesse enfoque, as etapas do planejamento envolvem:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 25
17. Pergunta
1 pontos(Gestão Concurso-Prefeitura de Belo Horizonte – MG-2016) Leia atentamente as afirmativas:
I. Nas relações entre os conhecimentos, as habilidades e os valores transmitidos pela escola, a prática pedagógica coloca os alunos para compreender e explicar o mundo, a sociedade e o homem.
II. O trabalho pedagógico realizado pela escola, ao expressar um projeto de educação que integra os alunos a uma sociedade, expressa também um projeto político-pedagógico da sociedade que o fundamenta e o determina.
III. O planejamento escolar é um instrumento que organiza e operacionaliza as formas de mediação da escola no interior da prática social global.
IV. A forma de organizar, desenvolver e avaliar as atividades pedagógicas pode recolocar as finalidades últimas da escola, contribuindo ou não para a superação de uma única visão de mundo, predominante e hegemônica.
É CORRETO o que se afirma emCorretoIncorreto - Pergunta 18 de 25
18. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim – MG-2015) Sobre o planejamento do trabalho pedagógico, é CORRETO afirmar que
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 25
19. Pergunta
1 pontos(IF-SC-2015) Leia o texto.
“O planejamento, em relação aos diversos níveis, deve ser o instrumento direcional de todo o processo educacional, pois ele tem condições de estabelecer e determinar as grandes urgências, de indicar as prioridades básicas e de ordenar e determinar todos os recursos e meios necessários para a consecução de metas da educação.” (Menegolla e Sant’Anna, 2001, p.31). Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento, associe a coluna da direita com a da esquerda. (1) Planejamento Educacional
(2) Planejamento da Escola
(3) Planejamento curricular
(4) Plano de curso
(5) Plano de disciplina
(6) Plano de aula
( ) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem.
( ) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola.
( ) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.
( ) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.
( ) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático.
( ) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixoCorretoIncorreto - Pergunta 20 de 25
20. Pergunta
1 pontos(IF-SC-2015)Segundo Vasconcellos (2004), na educação escolar pode-se realizar planejamentos em diferentes níveis de abrangência. Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento associe a coluna da direita com a da esquerda.
(1) Planejamento do Sistema de Educação
(2) Planejamento da Escola
(3) Planejamento Curricular
(4) Planejamento setorial
( ) Expressa a aprendizagem desenvolvida na escola por determinado período e apresenta caráter interdisciplinar.
( ) Refere-se estritamente ao aspecto didático.
( ) É realizado em âmbito nacional, estadual e municipal.
( ) Representa a proposta de experiências de aprendizagem oferecidas pela escolar.
( ) Compõe-se de marco referencial, diagnóstico e programação.
( ) É o plano dos níveis intermediários ou dos serviços no interior da escola.Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.
CorretoIncorreto - Pergunta 21 de 25
21. Pergunta
1 pontos“Planejar significa estabelecer objetivos bastante amplos, descobrir a realidade social concreta, observar recursos disponíveis (humanos, materiais e financeiros), determinar uma metodologia (prática) viável e que unifique os diferentes recursos, estabelecer um tempo mínimo e máximo para a execução das etapas e viabilizar itens, que permitam a efetivação desse plano inicial” (TOSI, 2006, p.85). Ao realizar um planejamento, o professor deve pensar e estruturar um conjunto de objetivos e conteúdos que devem ser trabalhados no decorrer do período previsto no planejamento.
Assinale CORRETAMENTE a alternativa que indica quais conteúdos podem ser delineados no planejamento.
CorretoIncorreto - Pergunta 22 de 25
22. Pergunta
1 pontos(Cespe-STJ-2015) O processo de planejamento caracteriza-se por ser uma técnica metodológica desvinculada das competências e do compromisso político.
CorretoIncorreto - Pergunta 23 de 25
23. Pergunta
1 pontos(Cespe-STJ-2015) O planejamento envolve ações sistemáticas que atendam às necessidades detectadas sobre uma dada realidade, sem perder de vista os objetivos a fim de alcançar bons resultados.
CorretoIncorreto - Pergunta 24 de 25
24. Pergunta
1 pontos(Cespe-STJ-2015) O planejamento compreende um processo de organização e de estruturação de ações intencionais para atingir os objetivos estabelecidos sobre a realidade.
CorretoIncorreto - Pergunta 25 de 25
25. Pergunta
1 pontos(Cespe-STJ-2015) Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios de se avaliar os resultados obtidos.
CorretoIncorreto
Este site traz a oportunidade de estudo, oferece com clareza real estudos pertinentes aos temas buscados. Muito obrigada pela sua iniciativa, Deus continue abençoando sua vida.
Muito bom este site, ajuda bastante !!!
80%
Olá Juliana Garcia
Tenho estudado mto com ajuda deste site. Os simulados são ótimos.
Obrigada pela iniciativa com temas pertinentes e questões atualizadas.
Desejo que vc atinja seus objetivos. Felicidades.