Selecionamos alguns erros comuns que poderão prejudicar muitos concurseiros que estão se preparando para este edital. Veja se você comete ou já cometeu alguns desses erros:
#1 Não organizar os conteúdos e estipular metas de tempo.
Baixe o edital esquematizado que fizemos para você. Estipule seus horários e quantidade de temas que estudará por dia. E cumpra seu plano de estudo!
#2 Não é hora para começar a ler livros.
O Edital cita 64 itens de Conhecimentos Pedagógicos que você deverá conhecer até o dia da prova, ou seja, em 90 dias! Isto te dá uma média de um dia e meio de estudo para cada tema (sem contar a parte básica!). Quem tentar ler livros inteiros neste momento estará arriscando muito! Organização será um dos principais diferenciais!
#3 Esquecer de fazer revisões.
Já teve a sensação de não lembrar o que estudou bem na semana anterior à prova? Isso é falta de revisão constante e sistematizada. Quem ficar preocupado só com o conteúdo que ainda não estudou e não estipular um dia para fazer questões e treinar o seu desempenho nos temas já estudados estará bem encrencado na hora da prova. O edital é muito longo e você precisa ter estratégias de médio e longo prazo.
#4 Deixar para treinar com questões só após “fechar o conteúdo”.
Erro feio, erro rude! Este edital é atípico e sua preparação deve ser sólida desde o inicio. Estude conciliando conteúdo e muitas questões (muitas mesmo). Nada de estudar uma matéria de forma superficial para rever depois. Provavelmente você não terá tempo!
#5 Esquecer de ver a parte básica ou estudar com menos empenho.
A parte básica será o diferencial! Muita gente vai pecar neste quesito e estudar com menos empenho (cuidado com português). E principalmente, muitos concurseiros não gostam de investir na preparação para concursos e isto fará eles perderem muito tempo. Eu sei que existem cursinhos que cobram um rim uma fortuna e isso esta fora de cogitação para nós professores. Mas pesquisando bem você encontrará professores experientes (com metodologia diferenciada e bom material) que cobram pela mensalidade o mesmo valor que você cobra em uma ou duas aulas particulares. Estudei com o conteúdo desta professora quando ela estava começando e foi o diferencial na minha preparação. Pesquise outros professores, veja a metodologia que faz mais sentido para você. Agora é hora de ganhar tempo e otimizar os seus estudos!
#6 Perder muito tempo pesquisando material.
É claro devemos pesquisar e estar atualizados, mas algumas pessoas perdem muitas horas em busca de apenas um assunto ou outro. A longo prazo isso poderá ser muito perigoso. Lembre-se que o tempo é curto e seu estudo deve ser muito objetivo!
#7 Treinar com poucas questões.
Se em três meses você estudar e entender MENOS DE MIL questões você estará fazendo da forma errada (meus alunos terão a meta de pelo menos 2 mil questões de conhecimentos pedagógicos, contando questões novas e as revisões). Treine com questões da banca Cespe, de outras bancas, por assunto, por níveis de dificuldade, para aprender, para revisar, para ampliar seus resumos. Treine, treine, treine! O ideal é que NO MÍNIMO 50% do seu tempo seja estudando e analisando questões. O seu material de estudo e a plataforma de questões que você utiliza fará toda a diferença!
#8 Desanimar ou desistir.
O edital é absurdamente exigente. O conteúdo não é simples e nem fácil. Você terá que se dedicar muito. Estude o conteúdo sem descuidar do emocional. E lembre-se: só terá chances quem não desistir. Faça o melhor que puder e confie na sua preparação. Aprovados ou não, este concurso será de grande aprendizado para todos.
Mais informações sobre o edital completo está aqui.
Para ganhar tempo estude com o nosso conteúdo gratuito é só buscar nas divisões ao lado.