Então vamos lá!

Com o objetivo de facilitar sua busca pelos materiais do concurso SEE/SP criamos uma lista repleta de materiais e dicas! Para começar organizamos o material do Cargo I  (Educador), na mesma sequencia prevista no edital! Então agora é só estabelecer seu horário de estudos e começar a se preparar!

Estude com resumos e questões para os Concursos da SEE

A) Livros e Artigos

1. CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

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2. CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.

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3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

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4. FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação Adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino.Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28. n.100 – Especial, p.965-987, out. 2007.

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* Não encontramos resumos ou mapas mentais sobre o assunto.

5. GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2001.

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* Não encontramos resumos ou mapas mentais sobre o assunto.

6. LA TAILLE, Yves.DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed., São Paulo: Summus, 1992.

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7. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.UNESCO/Cortez Editora, cap. III e IV, p. 47-78, e cp. VI, 93-104, 2000.

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8. RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011.

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Questões: logo clique

9. SACRISTÀN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000.x

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10. SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas; Autores Associados, 2010.

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Dica: Neste item costumam cobrar informações sobre os grandes pensadores da educação logo clique

11. TEIXEIRA, Anísio. A escola pública universal e gratuita. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.

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Dica de estudo complementar: logo clique

B) Publicações Institucionais

1. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008.

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2. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

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3. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação.

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* Não encontramos resumos ou mapas mentais sobre o assunto.

LEGISLAÇÃO

1. BRASIL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL – 1988.(Artigos 5º, 6º; 205 a 214)

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Artigo: logo clique

2. BRASIL LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

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Mapa mental: logo clique

Questões: logo clique

3. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.  Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB

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Livro: logo clique

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Questões : logo clique

Dica: A lei sofreu algumas alterações importantes em 2013. Por isso, é importante a leitura e observação das modificações diretamente na lei.*

4. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004.  Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e 12 Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004)

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Leitura complementar : logo clique

5. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010.  Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica(anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010)

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* Não encontramos resumos ou mapas mentais sobre o assunto.

6. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012)

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* Não encontramos resumos ou mapas mentais sobre o assunto.

7. SÃO PAULO. DECRETO Nº 55.588, DE 17 DE MARÇO DE 2010.Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas

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* Não encontramos resumos ou mapas mentais sobre o assunto.

8. SÃO PAULO. DELIBERAÇÃO CEE Nº 9/97.  Institui, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no ensino fundamental (Indicação CEE nº 8/97 anexa)

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* Não encontramos resumos ou mapas mentais sobre o assunto.

Bom, por enquanto é isto! Se localizarmos mais materiais adicionaremos a esta lista. Caso você tenha sugestões ou mais materiais que possam ser adicionados,por favor,  avise-nos! Bons estudos!

 


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