Nosso seguidor Junior Rocha, nos enviou uma mensagem solicitando explicações e materiais de estudo sobre  o tema “Educação como práxis emancipatória”.

Bom Junior, a boa notícia é que este tema é bem tranquilo para estudar! Apesar de podermos traçar  um longo histórico desse conceito, os debates educacionais quase sempre nos levam a abordar os estudos de Paulo Freire e Vygostky. Por isso, para além do conceito da palavra práxis, temos que ter em mente a sua relação com a educação emancipatória e transformadora.

Acreditamos que o primeiro passo para o estudo deste tema é a compreensão do conceito da palavra “práxis” que de acordo com Vazquez (1977) “é uma ação transformadora do homem sobre o  mundo. O que significa não apenas atividade prática, mas atividade prática sustentada na reflexão, na teoria”.

Neste primeiro link há um documento muito legal que aborda o conceito de práxis de forma bem completa. Para aqueles que desejam estudar a significação do conceito, vale muito a pena ler este artigo.

.

logo clique 

.

Agora, se você deseja um estudo mais objetivo sobre a práxis e sua relação com a educação, o segundo artigo é um material muito bom (o tema será delimitado entre as páginas 136-140). Na página 138, encontramos a seguinte definição:

“A práxis é a condição pedagógica necessária para que a contradição possa ser trabalhada no sentido da construção de uma nova concepção do mundo: uma tomada de consciência. Um complexo processo psicológico interior em que a apropriação da cultura possibilita a transformação e a elevação da concepção do mundo anterior, que tem o seu acento na prática, na experiência, e um processo de aprendizagem em que o papel do professor é o de levar o aluno, enquanto ser social, a atingir níveis mais altos de desenvolvimento”.

.

logo Download

.

Resolvemos colocar este terceiro artigo como uma opção para quem busca o estudo ainda mais aprofundado sobre o tema, uma vez que, este trabalho faz um traçado bem amplo, apresentando o conceito na concepção de vários estudiosos. Material excelente!

.

logo Download

.

Acreditamos que este material consiga trazer fonte suficiente para o estudo adequado do tema. Esperamos que gostem!