Olá Pessoal,

Estamos buscando novas formas de estudar e melhorar o desempenho nas provas e concursos de Pedagogia! Por isso o nosso canal começará, a partir deste mês, a investir em novos formatos de estudo e novas formas de aprender.

Para apresentar o nosso projeto escolhemos a autora Maria Montessori (clique no link para assistir o vídeo). Em breve teremos mais novidades!!!!

Maria Montessori

pedagogia online, preparatório para concursos de Pedagogia

 

CAIU NA PROVA!!!!

Agora amplie os seus conhecimentos com questões que caíram nas provas de concursos para Pedagogos!

1. (CESPE – 2010 – ABIN) A metodologia que se baseia nas ideias de Maria Montessori é fundamentada na solução de problemas e no aprender fazendo.

Certo (   )                                                          Errado (   )

2. (CESPE – 2008 – TJ/DF) As escolas que utilizam o método montessoriano são consideradas uma manifestação da concepção liberal tradicional.

Certo (   )                                                          Errado (   )

3. (FUNCAB– 2014– SEDS/TO) Um conceito fundamental para a compreensão da aprendizagem na criança para Maria Montessori é o de:
a) epistemologia genética
b) zona de desenvolvimento proximal
c) guia interno
d) estrutura cognitiva

4. (FGV – 2014 – SEDUC/AM) Com relação às características do Método Montessori, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A criança é o centro da aprendizagem e a atenção é o foco da aprendizagem.
( ) Os materiais didáticos e os jogos lúdicos são muito utilizados em sala de aula.
( ) A sala de aula deve ser organizada de forma circular, com materiais ao alcance das crianças.
As afirmativas são, respectivamente:

a) F, V e F
b) V, V e F
c) V, V e V
d) F, V e V
e) F, F e F

5. (CESPE – 2013 – SEE-AL ) A tendência liberal renovadora não diretiva, cuja principal representante é Maria Montessori, possui método que se baseia na facilitação da aprendizagem.

Certo (   )                                                          Errado (   )

6. (FUNCAB – 2014 – SEDS/TO) Para Montessori (1989), os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria propensa ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados:
a) estágio de desenvolvimento
b) períodos críticos
c) zona de aprendizado real
d) zona de aprendizado potencial


Gabarito: 1. C   2. E    3.C    4.C   5.E   6.b

 


1 Comentário