Você não pode perder essa seleção de questões sobre “Pensadores da Educação”.
Por meio deste conteúdo você estará estudando os temas: Fundamentos filosóficos, históricos, antropológicos, sociológicos e psicológicos da educação”. Veja como está o seu desenvolvimento e deixe o sua pontuação no ranking!
Pensadores da educação
Sumário do Quiz
0 de 60 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50
- 51
- 52
- 53
- 54
- 55
- 56
- 57
- 58
- 59
- 60
Information
Clique no ícone a baixo para testar os seus conhecimentos sobre os grandes Pensadores da Educação!
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 60 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- Simulado 0%
-
Parabéns.. aproveite para estudar mais sobre esse assunto com o aplicativo “Pensadores da educação”. Acesse a Demonstração gratuita CLICANDO AQUI! Adquira o jogo completo por R$ 3,00 AQUI!
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50
- 51
- 52
- 53
- 54
- 55
- 56
- 57
- 58
- 59
- 60
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 60
1. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) Contrapondo-se à ideia de reforço positivo e negativo, Ausubel cogitou um condicionamento operante que pudesse extinguir um tipo de comportamento.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 2 de 60
2. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) Skinner afirma que a criança, durante a aquisição do conhecimento, utiliza-se de dois processos simultâneos ao interagir com o seu meio: a organização interna e a adaptação ao meio.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 3 de 60
3. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) Segundo Vygotsky, o aprendizado é o responsável por formar a zona de desenvolvimento proximal, pois quando a criança interage com outras pessoas, ela é capaz de colocar em movimento vários processos possíveis de ocorrer.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 4 de 60
4. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) A influência de Rogers na educação brasileira é constatada de forma mais evidente nas ideias do movimento da Escola Nova, segundo as quais o professor deve criar um ambiente experimental em sala de aula que favoreça uma aprendizagem prazerosa.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 5 de 60
5. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) Segundo a concepção progressista de Paulo Freire, a relação autoritária interrompe a vocação do ser humano de se tornar mais completo enquanto pessoa, por isso o autoritarismo dificulta a tarefa educacional.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 6 de 60
6. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) A educação é um direito fundamental, porém a essência dessa concepção é a escolarização formal dos atores envolvidos no processo educativo.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 7 de 60
7. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN)O ponto central do conceito de educação bancária consiste na conscientização e no comprometimento do aluno.
Correto
Você acertou! Parabéns…
Incorreto
Resposta Errada. Mas não desanime! Faça novamente este teste…
-
Pergunta 8 de 60
8. Pergunta
(Makiyama – 2013 – IF-RO) Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011. A organização escolar proposta por Comenius propunha:
I. Educação para toda a juventude, exceto para os privados de inteligência.
II. Instrução em todas as coisas capazes de tornar o homem sábio e piedoso.
III. Uso de severidade e presença de castigos físicos quando necessário.
IV. Ensino da cultura sólida e verdadeira, não vistosa e superficial.
V. Exercícios difíceis e exigentes para garantir a disciplina dos alunos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:Correto
Incorreto
-
Pergunta 9 de 60
9. Pergunta
(Makiyama – 2013 – IF-RO) Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011. Segundo Comenius, a arte de ensinar exige:
I. Disposição tecnicamente bem feita do tempo.
II. Dedicação exaustiva do mestre.
III. Organização de todas as coisas necessárias.
IV. Escolha do método adequado.
V. Aptidão dos alunos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:Correto
Incorreto
-
Pergunta 10 de 60
10. Pergunta
(FUNCAB – 2013 – SEDUC-RO) Segundo Gardner (1987, p.87), “Nós somos todos tão diferentes em grande parte porque possuímos diferentes combinações de inteligência.” De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, os indivíduos se diferem de acordo com o perfil particular de inteligência que apresentam durante a vida. Essa diferenciação:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 11 de 60
11. Pergunta
(CESPE – 2013- INPI) Segundo Paulo Freire, a transformação do meio só acontece com uma educação libertadora em que o homem opere a realidade. Nesse sentido, a organização deve facilitar o processo de expressão e reflexão para que as pessoas se sintam importantes para o processo de aprendizagem.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 12 de 60
12. Pergunta
(FUNCAB – 2012 – MPE-RO) À inteligência ligada à maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas dá-se o nome de inteligência: (HOWARD GARDNER*)
Correto
Incorreto
-
Pergunta 13 de 60
13. Pergunta
(CONSULPLAN – 2012 – TSE) “Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.” O trecho refere-se:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 14 de 60
14. Pergunta
(FCC – 2012 – TJ-PE) (VYGOTSKY) A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 15 de 60
15. Pergunta
FCC – 2012 – TJ-PE) Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 16 de 60
16. Pergunta
(FCC – 2012 – TJ-PE) Para o educador Paulo Freire, a educação é:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 17 de 60
17. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 18 de 60
18. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 19 de 60
19. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 20 de 60
20. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 21 de 60
21. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Consoante à tendência pedagógica marxista, para que ocorra a formação integral do ser humano, os conteúdos educacionais devem propiciar a educação mental, física e tecnológica.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 22 de 60
22. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) O sistema educacional idealizado por Auguste Comte tem origem na lei dos três estados, que faz referência a estados da região Sul, considerados os de maior desenvolvimento educacional.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 23 de 60
23. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) Antonio Gramsci propôs o estabelecimento da escola unitária, também denominada escola única, como alternativa à escola tradicional, caracterizada pela divisão do ensino em clássico e profissional.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 24 de 60
24. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) A luta de John Dewey contra o analfabetismo tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 25 de 60
25. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 26 de 60
26. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) O conceito de zona de desenvolvimento proximal formulado por Vigotsky diz respeito à necessidade intrínseca que todo adulto tem de realizar, no lugar da criança, as tarefas que considera que ela seja incapaz de desempenhar sozinha.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 27 de 60
27. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem escolar deve centrar-se no desenvolvimento de habilidades, por meio da realização de atividades físicas e mentais.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 28 de 60
28. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 29 de 60
29. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) De acordo com a epistemologia genética, o pensamento formal consiste na capacidade de transposição das operações lógicas do plano das ideias para o da manipulação concreta
Correto
Incorreto
-
Pergunta 30 de 60
30. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) O pensamento de Paulo Freire sobre a condição humana distancia-se do referencial ideológico marxista.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 31 de 60
31. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 32 de 60
32. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 33 de 60
33. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Pierre Bourdieu propõe a superação do objetivismo estruturalista e do subjetivismo interacionista por meio de um construtivismo estruturalista.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 34 de 60
34. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 35 de 60
35. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 36 de 60
36. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 37 de 60
37. Pergunta
(CESPE – 2011- TJ-ES) Para compreender as contribuições do pensamento de Vygotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vygotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 38 de 60
38. Pergunta
(CESPE – 2011- TJ-ES) Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 39 de 60
39. Pergunta
(CEPERJ – 2011 – SEDUC – RJ) Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concepções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.
1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialógico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.
2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.
É correto afirmar que:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 40 de 60
40. Pergunta
(FUNCAB – 2010 – SEE-AC) De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 41 de 60
41. Pergunta
(FUNCAB – 2010 – SEE-AC) Sobre o papel dos subsunçores na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode-se afirmar que:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 42 de 60
42. Pergunta
(CONSULPLAN – 2010 – Pref. de Congonhas-MG) Bourdieu e Passeron (1992), concebem a escola como uma instituição que consegue melhor do que qualquer outra, dissimular as suas verdadeiras funções sociais, o que motiva as classes dominantes a delegar-lhe cada vez mais o poder de seleção, como se ela fosse uma instância neutra. Referem-se eles, que a escola possui:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 43 de 60
43. Pergunta
( FCC – 2010 – AL-SP) Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo ‘espírito’ ou ‘consciência’ humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 44 de 60
44. Pergunta
(CESPE – 2009 – FUB) Para o materialismo histórico, a escola é o centro irradiador do processo revolucionário, pois tem a responsabilidade de encaminhar a superação efetiva do modo de produção na sua totalidade.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 45 de 60
45. Pergunta
(CESPE – 2009 – FUB) A educação única e universal, apropriada para toda a natureza humana indistintamente, não sendo determinada por estruturas sociais é a premissa que fundamenta a concepção durkheimiana.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 46 de 60
46. Pergunta
(CESPE – 2009 – FUB) No início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos considerados competidores, sem diferenciação de status socioeconômico entre eles, é um princípio idealizado por Talcott Parsons.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 47 de 60
47. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Gramsci é um marxista que concebe uma visão dialética à educação e à escola, pois, ao mesmo tempo que as considera aparelhos ideológicos do Estado, enfatiza que elas fornecem os instrumentais cognitivos e culturais necessários à superação da dominação de classe.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 48 de 60
48. Pergunta
(CESPE – 2013 – MPU) Para Bourdieu, a escola tem um papel ativo no processo social de reprodução das desigualdades sociais, ao dissimular as bases sociais e convertê-las em diferenças acadêmicas e cognitivas, relacionadas aos méritos e dons individuais.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 49 de 60
49. Pergunta
(CESPE – 2013 – MPU) O principal representante da vertente redentora é o teórico Althusser, que estudou o papel da escola como um dos aparelhos do Estado.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 50 de 60
50. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) No Curso de filosofia positiva, Comte formula a teoria dos três estágios, segundo a qual o desenvolvimento do conhecimento humano divide-se em estado teológico ou religioso, estado metafísico e estado científico ou positivo.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 51 de 60
51. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) O positivismo de Comte exaltava a ausência de coesão social e de harmonia dos indivíduos em sociedade.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 52 de 60
52. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser considerados como coisas, por ser impossível individualizá-los e, portanto, submetê-los a rigorosa observação científica.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 53 de 60
53. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Para Durkheim, o crime é um fato social patológico, não apenas por ocorrer em qualquer sociedade, mas por representar um elemento de integração das pessoas em torno de uma conduta valorativa ao punir o comportamento nocivo.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 54 de 60
54. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Durkheim acreditava que toda sociedade, assim como um organismo natural, por encontrar-se em contínuo processo de adaptação, apresenta estados de normalidade e de patologia.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 55 de 60
55. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Para Weber, a relação entre ciência e sociedade não se dá pela via institucional e, sim, por meio dos valores, que, internalizados pelos indivíduos, se transformam em motivação para os fatos sociais.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 56 de 60
56. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Weber e Marx enxergam o capitalismo de formas diferentes. O primeiro o vê como uma organização econômica, racional, assentada no trabalho livre; o segundo o enxerga como uma forma de exploração do trabalho humano.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 57 de 60
57. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Weber rejeita, em suas construções teóricas, a maioria dos postulados positivistas e funcionalistas. Ele propõe que o cientista, guiado pelo interesse em conhecimento, desvincule-se de suas pré-noções e conduza com imparcialidade a análise científica.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 58 de 60
58. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Marx aponta três esferas de alienação do trabalho humano: a da produção, que separa o homem do meio de produzir e do resultado de seu trabalho; a política, que o separa de seu direito de ação, com a ideia da democracia representativa; e a filosófica, que distingue as atividades de pensar, intelectuais, das de fazer, laborais.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 59 de 60
59. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Marx critica o entendimento dos liberais de que as desigualdades sociais eram construídas pelas relações de produção, o que mantinha preservados os direitos de igualdade, liberdade e justiça naturais, que eram os pilares do liberalismo.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 60 de 60
60. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Marx afirma que o Estado não supera as contradições existentes no seio da sociedade civil, pois ele é o reflexo dessas contradições, e sua função, como instrumento da burguesia capitalista, é perpetuá-las.
Correto
Incorreto
Conheça todos os nossos simulados. Compartilhe com seus amigos!
Você também pode jogar o jogo “Pensadores da Educação” e “Vygotsky VS Piaget” clicando no link abaixo:
https://pedagogiaparaconcurseiros.com.br/category/jogos/
Conheça o nosso Intensivo Pedagógico clicando na foto abaixo:
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
São simulados excelentes para o nosso aprendizado!
A cada vez que realizo os simulados aprendo mais. Muito obrigada!
Amo responder esses simulados, cada dia aprendo mais.. Estudar até passar!
estou amando realizar estes simulados.
Ótimos questionários. Dependente da banca certos conteúdos são cobrados e outros não kkkk e bom esta por dentro de TUDO.
Boa sacada Roberta! É isso mesmo! Por isso é tão importante treinar com questões.
Adoro os simulados de vocês, estão de parabéns! Como sugestão, gostaria que fizessem de outros temas como: avaliação, planejamento, currículo.
Oi Deise, obrigada pelo comentário! Suas sugestões foram anotadas. Em breve postaremos!
Estes simulados estão bem elaborados e contrinuem significadamente para aprimoramento dos nossos conhecimentos.
Muito obrigada.
Obrigada pelo comentário e pelo carinho Fernanda! São recados como este que fazem tudo valer a pena!
Muito bom é útil para o nosso aprendizado dia a dia.