Você não pode perder essa seleção de questões sobre “Pensadores da Educação”.
Por meio deste conteúdo você estará estudando os temas: Fundamentos filosóficos, históricos, antropológicos, sociológicos e psicológicos da educação”. Veja como está o seu desenvolvimento e deixe o sua pontuação no ranking!
Pensadores da educação
Sumário do Quiz
0 de 60 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50
- 51
- 52
- 53
- 54
- 55
- 56
- 57
- 58
- 59
- 60
Information
Clique no ícone a baixo para testar os seus conhecimentos sobre os grandes Pensadores da Educação!
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 60 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- Simulado 0%
-
Parabéns.. aproveite para estudar mais sobre esse assunto com o aplicativo “Pensadores da educação”. Acesse a Demonstração gratuita CLICANDO AQUI! Adquira o jogo completo por R$ 3,00 AQUI!
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50
- 51
- 52
- 53
- 54
- 55
- 56
- 57
- 58
- 59
- 60
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 60
1. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) Contrapondo-se à ideia de reforço positivo e negativo, Ausubel cogitou um condicionamento operante que pudesse extinguir um tipo de comportamento.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 2 de 60
2. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) Skinner afirma que a criança, durante a aquisição do conhecimento, utiliza-se de dois processos simultâneos ao interagir com o seu meio: a organização interna e a adaptação ao meio.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 3 de 60
3. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) Segundo Vygotsky, o aprendizado é o responsável por formar a zona de desenvolvimento proximal, pois quando a criança interage com outras pessoas, ela é capaz de colocar em movimento vários processos possíveis de ocorrer.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 4 de 60
4. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) A influência de Rogers na educação brasileira é constatada de forma mais evidente nas ideias do movimento da Escola Nova, segundo as quais o professor deve criar um ambiente experimental em sala de aula que favoreça uma aprendizagem prazerosa.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 5 de 60
5. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) Segundo a concepção progressista de Paulo Freire, a relação autoritária interrompe a vocação do ser humano de se tornar mais completo enquanto pessoa, por isso o autoritarismo dificulta a tarefa educacional.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 6 de 60
6. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN) A educação é um direito fundamental, porém a essência dessa concepção é a escolarização formal dos atores envolvidos no processo educativo.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 7 de 60
7. Pergunta
(CESPE – 2013 – DEPEN)O ponto central do conceito de educação bancária consiste na conscientização e no comprometimento do aluno.
Correto
Você acertou! Parabéns…
Incorreto
Resposta Errada. Mas não desanime! Faça novamente este teste…
-
Pergunta 8 de 60
8. Pergunta
(Makiyama – 2013 – IF-RO) Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011. A organização escolar proposta por Comenius propunha:
I. Educação para toda a juventude, exceto para os privados de inteligência.
II. Instrução em todas as coisas capazes de tornar o homem sábio e piedoso.
III. Uso de severidade e presença de castigos físicos quando necessário.
IV. Ensino da cultura sólida e verdadeira, não vistosa e superficial.
V. Exercícios difíceis e exigentes para garantir a disciplina dos alunos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:Correto
Incorreto
-
Pergunta 9 de 60
9. Pergunta
(Makiyama – 2013 – IF-RO) Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011. Segundo Comenius, a arte de ensinar exige:
I. Disposição tecnicamente bem feita do tempo.
II. Dedicação exaustiva do mestre.
III. Organização de todas as coisas necessárias.
IV. Escolha do método adequado.
V. Aptidão dos alunos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:Correto
Incorreto
-
Pergunta 10 de 60
10. Pergunta
(FUNCAB – 2013 – SEDUC-RO) Segundo Gardner (1987, p.87), “Nós somos todos tão diferentes em grande parte porque possuímos diferentes combinações de inteligência.” De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, os indivíduos se diferem de acordo com o perfil particular de inteligência que apresentam durante a vida. Essa diferenciação:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 11 de 60
11. Pergunta
(CESPE – 2013- INPI) Segundo Paulo Freire, a transformação do meio só acontece com uma educação libertadora em que o homem opere a realidade. Nesse sentido, a organização deve facilitar o processo de expressão e reflexão para que as pessoas se sintam importantes para o processo de aprendizagem.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 12 de 60
12. Pergunta
(FUNCAB – 2012 – MPE-RO) À inteligência ligada à maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas dá-se o nome de inteligência: (HOWARD GARDNER*)
Correto
Incorreto
-
Pergunta 13 de 60
13. Pergunta
(CONSULPLAN – 2012 – TSE) “Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.” O trecho refere-se:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 14 de 60
14. Pergunta
(FCC – 2012 – TJ-PE) (VYGOTSKY) A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 15 de 60
15. Pergunta
FCC – 2012 – TJ-PE) Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 16 de 60
16. Pergunta
(FCC – 2012 – TJ-PE) Para o educador Paulo Freire, a educação é:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 17 de 60
17. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 18 de 60
18. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 19 de 60
19. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 20 de 60
20. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 21 de 60
21. Pergunta
(CESPE – 2011 – SEDUC/AM) Consoante à tendência pedagógica marxista, para que ocorra a formação integral do ser humano, os conteúdos educacionais devem propiciar a educação mental, física e tecnológica.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 22 de 60
22. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) O sistema educacional idealizado por Auguste Comte tem origem na lei dos três estados, que faz referência a estados da região Sul, considerados os de maior desenvolvimento educacional.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 23 de 60
23. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) Antonio Gramsci propôs o estabelecimento da escola unitária, também denominada escola única, como alternativa à escola tradicional, caracterizada pela divisão do ensino em clássico e profissional.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 24 de 60
24. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) A luta de John Dewey contra o analfabetismo tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 25 de 60
25. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 26 de 60
26. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) O conceito de zona de desenvolvimento proximal formulado por Vigotsky diz respeito à necessidade intrínseca que todo adulto tem de realizar, no lugar da criança, as tarefas que considera que ela seja incapaz de desempenhar sozinha.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 27 de 60
27. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem escolar deve centrar-se no desenvolvimento de habilidades, por meio da realização de atividades físicas e mentais.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 28 de 60
28. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 29 de 60
29. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) De acordo com a epistemologia genética, o pensamento formal consiste na capacidade de transposição das operações lógicas do plano das ideias para o da manipulação concreta
Correto
Incorreto
-
Pergunta 30 de 60
30. Pergunta
(CESPE- 2011 – CORREIOS) O pensamento de Paulo Freire sobre a condição humana distancia-se do referencial ideológico marxista.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 31 de 60
31. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 32 de 60
32. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 33 de 60
33. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Pierre Bourdieu propõe a superação do objetivismo estruturalista e do subjetivismo interacionista por meio de um construtivismo estruturalista.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 34 de 60
34. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 35 de 60
35. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 36 de 60
36. Pergunta
(CESPE – 2011 – TJ-ES) De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 37 de 60
37. Pergunta
(CESPE – 2011- TJ-ES) Para compreender as contribuições do pensamento de Vygotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vygotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 38 de 60
38. Pergunta
(CESPE – 2011- TJ-ES) Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 39 de 60
39. Pergunta
(CEPERJ – 2011 – SEDUC – RJ) Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concepções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.
1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialógico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.
2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.
É correto afirmar que:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 40 de 60
40. Pergunta
(FUNCAB – 2010 – SEE-AC) De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 41 de 60
41. Pergunta
(FUNCAB – 2010 – SEE-AC) Sobre o papel dos subsunçores na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode-se afirmar que:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 42 de 60
42. Pergunta
(CONSULPLAN – 2010 – Pref. de Congonhas-MG) Bourdieu e Passeron (1992), concebem a escola como uma instituição que consegue melhor do que qualquer outra, dissimular as suas verdadeiras funções sociais, o que motiva as classes dominantes a delegar-lhe cada vez mais o poder de seleção, como se ela fosse uma instância neutra. Referem-se eles, que a escola possui:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 43 de 60
43. Pergunta
( FCC – 2010 – AL-SP) Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo ‘espírito’ ou ‘consciência’ humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 44 de 60
44. Pergunta
(CESPE – 2009 – FUB) Para o materialismo histórico, a escola é o centro irradiador do processo revolucionário, pois tem a responsabilidade de encaminhar a superação efetiva do modo de produção na sua totalidade.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 45 de 60
45. Pergunta
(CESPE – 2009 – FUB) A educação única e universal, apropriada para toda a natureza humana indistintamente, não sendo determinada por estruturas sociais é a premissa que fundamenta a concepção durkheimiana.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 46 de 60
46. Pergunta
(CESPE – 2009 – FUB) No início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos considerados competidores, sem diferenciação de status socioeconômico entre eles, é um princípio idealizado por Talcott Parsons.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 47 de 60
47. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Gramsci é um marxista que concebe uma visão dialética à educação e à escola, pois, ao mesmo tempo que as considera aparelhos ideológicos do Estado, enfatiza que elas fornecem os instrumentais cognitivos e culturais necessários à superação da dominação de classe.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 48 de 60
48. Pergunta
(CESPE – 2013 – MPU) Para Bourdieu, a escola tem um papel ativo no processo social de reprodução das desigualdades sociais, ao dissimular as bases sociais e convertê-las em diferenças acadêmicas e cognitivas, relacionadas aos méritos e dons individuais.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 49 de 60
49. Pergunta
(CESPE – 2013 – MPU) O principal representante da vertente redentora é o teórico Althusser, que estudou o papel da escola como um dos aparelhos do Estado.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 50 de 60
50. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) No Curso de filosofia positiva, Comte formula a teoria dos três estágios, segundo a qual o desenvolvimento do conhecimento humano divide-se em estado teológico ou religioso, estado metafísico e estado científico ou positivo.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 51 de 60
51. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) O positivismo de Comte exaltava a ausência de coesão social e de harmonia dos indivíduos em sociedade.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 52 de 60
52. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser considerados como coisas, por ser impossível individualizá-los e, portanto, submetê-los a rigorosa observação científica.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 53 de 60
53. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Para Durkheim, o crime é um fato social patológico, não apenas por ocorrer em qualquer sociedade, mas por representar um elemento de integração das pessoas em torno de uma conduta valorativa ao punir o comportamento nocivo.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 54 de 60
54. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Durkheim acreditava que toda sociedade, assim como um organismo natural, por encontrar-se em contínuo processo de adaptação, apresenta estados de normalidade e de patologia.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 55 de 60
55. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Para Weber, a relação entre ciência e sociedade não se dá pela via institucional e, sim, por meio dos valores, que, internalizados pelos indivíduos, se transformam em motivação para os fatos sociais.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 56 de 60
56. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Weber e Marx enxergam o capitalismo de formas diferentes. O primeiro o vê como uma organização econômica, racional, assentada no trabalho livre; o segundo o enxerga como uma forma de exploração do trabalho humano.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 57 de 60
57. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Weber rejeita, em suas construções teóricas, a maioria dos postulados positivistas e funcionalistas. Ele propõe que o cientista, guiado pelo interesse em conhecimento, desvincule-se de suas pré-noções e conduza com imparcialidade a análise científica.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 58 de 60
58. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Marx aponta três esferas de alienação do trabalho humano: a da produção, que separa o homem do meio de produzir e do resultado de seu trabalho; a política, que o separa de seu direito de ação, com a ideia da democracia representativa; e a filosófica, que distingue as atividades de pensar, intelectuais, das de fazer, laborais.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 59 de 60
59. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Marx critica o entendimento dos liberais de que as desigualdades sociais eram construídas pelas relações de produção, o que mantinha preservados os direitos de igualdade, liberdade e justiça naturais, que eram os pilares do liberalismo.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 60 de 60
60. Pergunta
(CESPE – 2006 – SEE-DF) Marx afirma que o Estado não supera as contradições existentes no seio da sociedade civil, pois ele é o reflexo dessas contradições, e sua função, como instrumento da burguesia capitalista, é perpetuá-las.
Correto
Incorreto
Conheça todos os nossos simulados. Compartilhe com seus amigos!
Você também pode jogar o jogo “Pensadores da Educação” e “Vygotsky VS Piaget” clicando no link abaixo:
https://pedagogiaparaconcurseiros.com.br/category/jogos/
Conheça o nosso Intensivo Pedagógico clicando na foto abaixo: