O simulado desta semana é um dos temas mais pedidos: 40 questões sobre a Educação Educação e Inclusiva.
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Educação Especial
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- Pergunta 1 de 40
1. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) Sobre a Educação Especial, é INCORRETO afirmar que
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 40
2. Pergunta
1 pontos(Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) dentificamos que uma instituição de ensino NÃO está de acordo com as diretrizes da LDB (Lei n° 9.394/96) para a educação especial quando constatamos que ela, ao receber estudantes portadores de necessidades especiais,
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 40
3. Pergunta
1 pontos(Ieses – IFCSC – 2015) A Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008, propõe, EXCETO:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 40
4. Pergunta
1 pontos(Ieses – IFCSC – 2015) É o atendimento educacional especializado a crianças com deficiências do nascimento até os três anos de idade, caracterizado pelo emprego de estratégias de estimulação para o desenvolvimento físico, sensório perceptivo, motor, sócio afetivo, cognitivo e da linguagem:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 40
5. Pergunta
1 pontos(FCC – SEDU/ES – 2016) A Educação Especial, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°9.394/1996),
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 40
6. Pergunta
1 pontos(REIS & REIS- Prefeitura de Santana do Jacaré – MG – 2015) São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, exceto:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 40
7. Pergunta
1 pontos(FUNCAB -IFRR – 2013) De acordo com a Resolução nº 4, de 13/07/2010, a educação especial:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 40
8. Pergunta
1 pontos( Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) De acordo com a LDBEN Nº 9.394/96, entende-se por educação especial
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 40
9. Pergunta
1 pontos( Prefeitura de Betim/MG – Prefeitura de Betim/MG – 2015) Identificamos que uma instituição de ensino NÃO está de acordo com as diretrizes da LDB (Lei n° 9.394/96) para a educação especial quando constatamos que ela, ao receber estudantes portadores de necessidades especiais,
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 40
10. Pergunta
1 pontos(SEDUC/AM- SEDUC/AM – 2014) De acordo com o documento “Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, a respeito da formação do professor para atuar na Educação Especial, assinale a afirmativa correta.
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 40
11. Pergunta
1 pontos(SEDUC/AM- SEDUC/AM – 2014) Com relação à intervenção do professor em relação ao aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assinale a afirmativa correta.
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 40
12. Pergunta
1 pontos(SEDUC/AM- SEDUC/AM – 2014) Leia o fragmento a seguir:
“A ideia de considerar _____ como um ‘contínuo’, mais do que como uma categoria que defina um modo de ‘ser’, ajuda-nos a compreender que, apesar das importantes diferenças que existem entre diferentes pessoas, todas elas apresentam alterações, em maior ou menor grau.”(RIVIÈRE, 2004)
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 40
13. Pergunta
1 pontos(SEDUC/AM- SEDUC/AM – 2014) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares, sobre o processo avaliativo do aluno em face de suas necessidades especiais, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve focalizar os aspectos do desenvolvimento (biológico, intelectual, motor, emocional, social, comunicacional e de linguagem).
II. Deve focalizar o nível de competência curricular (capacidades do aluno em relação aos conteúdos curriculares anteriores e a serem desenvolvidos).
III. Deve focalizar o estilo de aprendizagem (motivação, capacidade de atenção, interesses acadêmicos, estratégias próprias de aprendizagem, tipos preferenciais de agrupamentos que facilitam a aprendizagem e condições físico-ambientais mais favoráveis para aprender).Assinale:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 40
14. Pergunta
1 pontos(SEDUC/AM- SEDUC/AM – 2014) Sobre a relação entre a educação e o papel das famílias de crianças com deficiência, assinale a afirmativa correta.
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 40
15. Pergunta
1 pontos(SEDUC/AM- SEDUC/AM – 2014) Analise o fragmento a seguir.
“A _____, em essência, diz que as pessoas deficientes tendem a ser rejeitadas pelas outras pessoas. Aquelas que rejeitam com mais vigor costumavam ser outras pessoas deficientes que não queriam se ‘identificar’, mas o movimento está mudando isso.”
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 40
16. Pergunta
1 pontos(Vunesp- Prefeitura de Suzano/SP – 2015) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), segundo Ropoli e outros (2010), foi elaborada tendo como um de seus preceitos que
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 40
17. Pergunta
1 pontos(Vunesp- Prefeitura de Suzano/SP – 2015) O Atendimento Educativo Especializado – AEE, pre- visto na Política Nacional de Educação Inclusiva, segundo Ropoli e outros (2010), tem como uma de suas características
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 40
18. Pergunta
1 pontos(Vunesp- Prefeitura de Suzano/SP – 2015) Para atender a todos, a escola atual tem de mudar, e isto exige trabalho em muitas áreas. Sobre este esforço necessário em direção à inclusão, Ropoli e outros (2010) argumentam que
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 40
19. Pergunta
1 pontos(Vunesp- Prefeitura de Suzano/SP – 2015) Ropoli e outros (2010) discutem a importância de os educadores refletirem bem sobre os termos das suas propostas, programas e iniciativas direcionadas à inclusão, pois, segundo os autores,
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 40
20. Pergunta
1 pontos(Vunesp – Prefeitura de São José dos Campos/SP – 2014) Em relação à educação especial e à democratização do conhecimento escolar, em conformidade com a obra Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania, é correto afirmar que compete à escola, ao lidar com indivíduos com necessidades especiais,
CorretoIncorreto - Pergunta 21 de 40
21. Pergunta
1 pontos(Vunesp – Prefeitura de São José dos Campos/SP – 2014) De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que o(a)
CorretoIncorreto - Pergunta 22 de 40
22. Pergunta
1 pontos(Vunesp – Prefeitura de São José dos Campos/SP – 2014) No que diz respeito ao trabalho com alunos surdos no ambiente escolar, conforme a obra Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que
CorretoIncorreto - Pergunta 23 de 40
23. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC – 2014) Cabe ao professor de AEE fornecer à direção, aos coordenadores e aos professores esclarecimentos a respeito do modo peculiar de aprendizagem dos alunos com deficiência, bem como das singularidades avaliativas desses alunos.
CorretoIncorreto - Pergunta 24 de 40
24. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC – 2014) O professor de AEE segue as orientações e informações repassadas pela equipe pedagógica técnica no sentido de como trabalhar com o aluno de inclusão e como estabelecer relação entre esse aluno e os demais da sala de ensino regular.
CorretoIncorreto - Pergunta 25 de 40
25. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC – 2014) Será considerado duplo cômputo a matrícula de aluno em classe comum e em Centro de Atendimento Educacional Especializado de instituição de educação especial.
CorretoIncorreto - Pergunta 26 de 40
26. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC – 2014) Uma vez que a educação especial é parte integrante da educação regular, não cabe a ela ser caracterizada em níveis, etapas e modalidades da educação básica, já que perpassa todos eles de forma transversal.
CorretoIncorreto - Pergunta 27 de 40
27. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC – 2014) O atendimento educacional especializado a portadores de deficiência, será realizado, preferencialmente, na rede regular de ensino.
CorretoIncorreto - Pergunta 28 de 40
28. Pergunta
1 pontos(IF/SP – IF/SP – 2015) A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Sobre esta resolução, assinale a alternativa que contempla, de forma correta, o conceito de educação especial trazido pelo referido documento.
CorretoIncorreto - Pergunta 29 de 40
29. Pergunta
1 pontos(IF/SP-IF/SP-2015)
A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Este documento apresenta o que caracteriza um estudante como sujeito com necessidades educacionais especiais.Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:I – dificuldades acentuadas na alfabetização durante a educação infantil ou limitações no processo de desenvolvimento de aquisição da linguagem escrita ou falada e que prejudique o processo de socialização e interação.II – dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;III – dificuldade de raciocínio lógico e capacidade de abstração acentuada no qual observam que as rotas fonológicas e a memória de curto prazo são prejudicadas.IV – altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.Estão corretas apenas as afirmativas:CorretoIncorreto - Pergunta 30 de 40
30. Pergunta
1 pontos(FGV – Prefeitura de Cuiabá /MT-2015)
Leia o fragmento a seguir:
“Na busca pela construção de uma escola inclusiva, o município de Cuiabá vem implementando políticas públicas com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem uma escola comum”. (Educação Especial no município de Cuiabá: Diretrizes e Propostas Pedagógicas. Prefeitura Municipal de Cuiabá, SME, 2010)
As opções a seguir apresentam exemplos das políticas públicas citadas no fragmento acima, à exceção de uma. Assinale-a.
CorretoIncorreto - Pergunta 31 de 40
31. Pergunta
1 pontos(Cespe- DPU – 2016) Ao poder público cabe a ampliação, na própria rede pública regular de ensino, do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, independentemente do apoio às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial.
CorretoIncorreto - Pergunta 32 de 40
32. Pergunta
1 pontos(Ieses – IFC-SC – 2015) Sobre a Educação Inclusiva, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na Educação Inclusiva, os alunos com deficiência têm a chance de se prepararem para a vida em sociedade, os professores de melhorarem suas habilidades profissionais e a sociedade passa a valorizar a igualdade para todos.
( ) Na Educação Inclusiva, o aluno com deficiência tem a facilidade de construir conhecimento como os demais e de demonstrar a sua capacidade cognitiva principalmente nas escolas que mantêm um modelo conservador de atuação e uma gestão autoritária e centralizadora.
( ) Na Educação Inclusiva, a escola se baseia na lógica do concreto e na repetição alienante e descontextualizada das atividades.
( ) A Educação Inclusiva requer que os sistemas educacionais modifiquem não apenas as suas atitudes e expectativas em relação aos alunos com deficiência, mas que se organizem para construir uma real escola para todos, onde o currículo leve em conta a diversidade e seja concebido com o objetivo de reduzir barreiras atitudinais e conceituais e se pautar por uma ressignificação do processo de aprendizagem na sua relação com o desenvolvimento humano.
CorretoIncorreto - Pergunta 33 de 40
33. Pergunta
1 pontos(Ieses – IFC-SC – 2015) Complete as lacunas:
A Constituição Federal de 1988, capítulo III, artigo 208 dispõe que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de, entre outros, o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, ___________________. Assim como a LDB 9394/96, caracteriza o AEE (Atendimento Educacional Especializado) como ________________________________ e sim como complementação de todas as etapas e níveis da educação, desde o ensino básico até o ensino superior.
Assinale a alternativa que completa as lacunas de forma correta:
CorretoIncorreto - Pergunta 34 de 40
34. Pergunta
1 pontos(Ieses – IFC-SC – 2015) No contexto escolar, onde se busca a inclusão de todos os alunos, é necessário, além de focar a atenção nos professores e nos alunos, repensar o papel da gestão escolar, que abrange, sobretudo, a orientação, a coordenação e a direção educacional. Sobre esse assunto, éINCORRETO afirmar que:
CorretoIncorreto - Pergunta 35 de 40
35. Pergunta
1 pontos(Gestão Concurso – Prefeitura de Belo Horizonte /MG – 2015) Para a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, o atendimento educacional especializado (AEE) é visto como um elemento de apoio ao desenvolvimento de alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, sendo de oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino.
De acordo com os pressupostos da inclusão escolar defendida na política atual para a Educação Especial, é CORRETO afirmar que:
CorretoIncorreto - Pergunta 36 de 40
36. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC – 2014) A educação escolar compõe-se de educação básica e educação superior, sendo a educação infantil etapa do ensino fundamental. A educação especial, por sua vez, é modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, e a educação profissional é uma modalidade da educação superior.
CorretoIncorreto - Pergunta 37 de 40
37. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC – 2014) O poder público é o responsável direto pela promoção da formação de profissionais intérpretes de escrita em braile, linguagem de sinais e de guias-intérpretes para facilitar a comunicação de pessoas surdas e surdas-cegas.
CorretoIncorreto - Pergunta 38 de 40
38. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC- 2014) Considerando a Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade) e a Resolução CNE/CEB n.º 4/2009 (Resolução de Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica), julgue o item que se segue a respeito da eliminação de barreiras na comunicação e sinalização às pessoas com deficiência sensorial e com dificuldades de comunicação.De acordo com disposição expressa na Resolução CNE/CEB n.º 4/2009, o poder público será responsável pela supressão de barreiras e obstáculos na comunicação.CorretoIncorreto - Pergunta 39 de 40
39. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC- 2014) Cabe ao professor de AEE fornecer à direção, aos coordenadores e aos professores esclarecimentos a respeito do modo peculiar de aprendizagem dos alunos com deficiência, bem como das singularidades avaliativas desses alunos.
CorretoIncorreto - Pergunta 40 de 40
40. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC- 2014) O professor de AEE segue as orientações e informações repassadas pela equipe pedagógica técnica no sentido de como trabalhar com o aluno de inclusão e como estabelecer relação entre esse aluno e os demais da sala de ensino regular.
CorretoIncorreto
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Olá, queria opção de autores relacionado a “Educação especial” a qual eu possa me me embasar em minha pesquisa bibliográfica, muito obrigada, amei seu Post!
Oi Denise, vamos fazer um post sobre o assunto nesta semana. Obrigada pela sugestão de tema.
Parabéns, estes questionários ajudam muito continuem elaborando-os.