Um dos temas mais cobrados nas provas é, com certeza, as “Tendências Pedagógicas”. Por isso, escolhemos este tema para o simulado desta semana! Faça agora mesmo e veja como está seu desempenho!
Tendências Pedagógicas
Sumário do Quiz
0 de 40 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
Information
Clique no ícone a baixo para testar os seus conhecimentos sobre as Tendências Pedagógicas!
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 40 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Tendências 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 40
1. Pergunta
1 pontos(Funiversa – Secretaria da Criança – DF – 2015) A tendência pedagógica tradicional, considerando-se o ensino-aprendizagem em artes, é:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 40
2. Pergunta
1 pontos(Cespe- STJ – 2015) A escola tecnicista valoriza as técnicas de ensino e concebe o professor e o aluno como cumpridores de tarefas.
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 40
3. Pergunta
1 pontos(IFSP-IFSP-2015) Sobre a pedagogia tecnicista, na visão de Dermeval Saviani, considere as afirmativas:
I. Advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional.
II. O elemento principal é a organização racional dos meios e o professor e o aluno ocupam posição secundária no processo.
III. Os professores e os alunos decidem se utilizam ou não determinados meios.
IV. Ao transpor para a escola a forma de funcionamento do sistema fabril, a pedagogia tecnicista não perde de vista a especificidade da educação, sem ignorar que a articulação entre escola e processo produtivo se dá de modo indireto.Estão corretas somente as afirmativas:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 40
4. Pergunta
1 pontos(IFSP- IFSP – 2015) Em relação à obra “Escola e Democracia”, de Dermeval Saviani, é correto afirmar que:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 40
5. Pergunta
1 pontos(Consulplan – Prefeitura de Juatuba – MG – 2015) NÃO é uma característica correspondente às tendências pedagógicas:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 40
6. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEE-AL – 2013) O enfoque tecnicista da didática busca estratégia objetiva, racional e neutra do processo de ensino-aprendizagem, em contraposição ao enfoque humanista.
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 40
7. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL – 2013) Na tendência progressista libertária, que privilegia a vivência grupal sob a forma de autogestão, a aprendizagem ocorre de maneira informal, por meio do grupo.
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 40
8. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL – 2013) Paulo Freire é representante da tendência progressista histórico-crítica, cujo método parte de uma relação direta da experiência do educando confrontada com o saber sistematizado.
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 40
9. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL – 2013) A tendência liberal renovadora não diretiva, cuja principal representante é Maria Montessori, possui método que se baseia na facilitação da aprendizagem.
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 40
10. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL – 2013) Na tendência liberal tecnicista, os conteúdos são informações ordenadas em uma sequência lógica e psicológica.
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 40
11. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL – 2013) O método da tendência liberal renovadora progressiva, cujo representante é Freinet, é estabelecido a partir de experiências, pesquisas e métodos de soluções de problemas.
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 40
12. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL – 2013) Na tendência progressista libertadora, os conteúdos são temas geradores e a relação entre aluno e professor é de igualdade.
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 40
13. Pergunta
1 pontos(Cespe – FUB- 2013) Do ponto de vista didático, a Escola Nova está diretamente ligada ao pensamento de Adolphe Ferrière e tem seus métodos centrados na ação do educando.
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 40
14. Pergunta
1 pontos(Cespe – FUB- 2013) Como princípio, a educação permanente considera que o homem se educa ao longo da vida; entretanto, esse princípio contradita os princípios da educação libertadora.
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 40
15. Pergunta
1 pontos(Cespe – FUB- 2013) Durante a Segunda República, basicamente três correntes pedagógicas dominaram o cenário político-pedagógico: a pedagogia tradicional, ligada às oligarquias dirigentes e à Igreja; a pedagogia nova, associada à burguesia e à classe média; e a pedagogia histórico-crítica, vinculada a intelectuais associados aos movimentos sociais populares.
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 40
16. Pergunta
1 pontos(Cespe – FUB – 2013) O tecnicismo educacional incorporou à educação um grau de racionalidade dos trabalhos escolares, trazendo consigo a obrigatoriedade do ensino profissionalizante no nível médio.
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 40
17. Pergunta
1 pontos(Cespe-MPU- 2013) A tendência reprodutivista concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem de forma orgânica e harmoniosa, com desvios de grupos ou indivíduos situados à margem desse todo; nesse contexto, cabe à educação, como instância social, integrar harmoniosamente os indivíduos no todo social já existente.
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 40
18. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPU – 2013) Para a concepção libertadora, o eixo deslocou-se de uma pedagogia de inspiração filosófica centrada na ciência da lógica para uma pedagogia de inspiração experimental baseada na biologia e na psicologia.
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 40
19. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPU – 2013) Na concepção tradicional, a prática era determinada pela teoria que a moldava e lhe fornecia o conteúdo e a forma de transmissão pelo professor, assim como a consequente assimilação pelo aluno.
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 40
20. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPU – 2013) Segundo a concepção histórico-crítica, que se caracteriza por uma visão essencialista de homem, ou seja, por uma essência universal e imutável, cumpre à educação moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ao ideal que o define como ser humano.
CorretoIncorreto - Pergunta 21 de 40
21. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPU – 2013) Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.
CorretoIncorreto - Pergunta 22 de 40
22. Pergunta
1 pontos(Cespe -Correios- 2011) A concepção tecnicista de educação introduziu, no âmbito educacional, conceitos como o de produtividade e o de eficiência.
CorretoIncorreto - Pergunta 23 de 40
23. Pergunta
1 pontos(Cespe-IFB-2011) Os simpatizantes da Escola Nova propunham democratizar e transformar a escola por meio da própria escola.
CorretoIncorreto - Pergunta 24 de 40
24. Pergunta
1 pontos(Cespe-Abin-2010) Na abordagem tradicional, o conhecimento é considerado uma construção contínua, na qual a mudança de comportamento configura a construção de uma nova aprendizagem.
CorretoIncorreto - Pergunta 25 de 40
25. Pergunta
1 pontos(Funcab-IFRR-2013) A pedagogia crítico-social dos conteúdos pressupõe uma prática metodológica que:
CorretoIncorreto - Pergunta 26 de 40
26. Pergunta
1 pontos(Cespe – MPU – 2013) Um material educativo para aprendizagem autodirigida elaborado mediante sistemas tutoriais inteligentes e sistemas de hipermídia adaptativos que permitem a elaboração de sistema de ensino ajustado às características individuais dos alunos fundamenta-se em uma abordagem construtivista da educação e da aprendizagem.
CorretoIncorreto - Pergunta 27 de 40
27. Pergunta
1 pontos(Cespe – SecudAm – 2011) De acordo com a tendência pedagógica liberal tradicional, os conteúdos de ensino devem corresponder a conhecimentos socialmente acumulados e a valores socialmente estabelecidos.
CorretoIncorreto - Pergunta 28 de 40
28. Pergunta
1 pontos(Cespe-TJES- 2011) A educação influenciada pela concepção liberal renovadora progressiva deve enfatizar o desenvolvimento de atitudes, razão por que se privilegiam os aspectos psicológicos em detrimento das questões pedagógicas ou sociais.
CorretoIncorreto - Pergunta 29 de 40
29. Pergunta
1 pontos(Cespe-TJES- 2011) De acordo com a concepção liberal renovadora não diretiva, cabe à escola proporcionar experiências que possibilitem ao aluno educar-se por meio da interação entre as estruturas cognitivas e o ambiente.
CorretoIncorreto - Pergunta 30 de 40
30. Pergunta
1 pontos(Cespe-TJES- 2011) De acordo com a concepção histórico-crítica, a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber contribui para a eliminação da seletividade social, favorecendo, portanto, a construção da democracia.
CorretoIncorreto - Pergunta 31 de 40
31. Pergunta
1 pontos(Cespe – IFB – 2011) O movimento do escolanovismo foi fortemente influenciado pela filosofia pragmatista, amplamente divulgada entre educadores brasileiros.
CorretoIncorreto - Pergunta 32 de 40
32. Pergunta
1 pontos( PaqTcPB – Prefeitura de Patos – PB – 2010) Numa perspectiva critica, a estratégia de ensino-aprendizagem possibilita, EXCETO:
CorretoIncorreto - Pergunta 33 de 40
33. Pergunta
1 pontos(IPAD – SESC-PE- 2010) Considerando as tendências pedagógicas, é correto afirmar:
CorretoIncorreto - Pergunta 34 de 40
34. Pergunta
1 pontos(Cespe- SeduES- 2010) A pedagogia liberal, que sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, busca a superação das diferenças de oportunidades e da desigualdade de condições sociais.
CorretoIncorreto - Pergunta 35 de 40
35. Pergunta
1 pontos(Cespe- SeduES- 2010) A perspectiva progressista, sustentando as finalidades sociopolíticas da educação, define que a escola tem a função social de formar o cidadão mediante um processo de construção de conhecimento, de atitudes e de valores que o tomem um sujeito solidário, crítico, ético e participativo.
CorretoIncorreto - Pergunta 36 de 40
36. Pergunta
1 pontos(Cespe – INSS – 2008) Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.
CorretoIncorreto - Pergunta 37 de 40
37. Pergunta
1 pontos(Cespe – INSS – 2008) Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.
CorretoIncorreto - Pergunta 38 de 40
38. Pergunta
1 pontos(Cespe – INSS – 2008) Na concepção liberal tecnicista, o papel da escola é preparar intelectualmente o aluno. Sendo assim, o compromisso da escola deve ser com a cultura e não com aspectos sociais.
CorretoIncorreto - Pergunta 39 de 40
39. Pergunta
1 pontos(Cespe – INSS – 2008) Questionar a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, para promover a transformação dessa realidade, é o papel da escola na perspectiva progressista libertadora.
CorretoIncorreto - Pergunta 40 de 40
40. Pergunta
1 pontos(Cespe – INSS – 2008) A escola, na tendência progressista crítico-social dos conteúdos, busca contribuir para que o aluno supere a experiência sintética do conhecimento, desenvolvendo uma visão sincrética
CorretoIncorreto
Não esqueça de compartilhar este post com seus amigos que estudam para concursos! Conheça todos os nossos simulados.
Assine o nosso Intensivo Pedagógico
https://intensivopedagogico.com.br/conta-da-assinatura/niveis-de-assinatura/
CURTA e SIGA nossas páginas nas redes sociais
Youtube
https://www.youtube.com/pedagogiaparaconcurseiros
Facebook
https://www.facebook.com/pedagogiaparaconcurseiros/
Instagram
https://www.instagram.com/pedagogiaparaconcurseiros/
Como ver o dito ranking ??
simulados excelentes, já fiz todos varias vezes,poderia postar outros,vou fazer concurso e preciso muito de mais conteudos …
Site maravilhoso, parabéns!! não consigo imprimir, uma pena.
Obrigada pelo carinho e pela mensagem Andrea!
Muito bom este site. Estou adorando os simulados.
Gostaria de ver o ranking de pontuações, como faço?
Gostei bastante dos simulados me auxiliaram bastante…Parabéns!
muito bom gostei, para me preparar tem que ter bastante exercicios, que venha mais