Isso mesmo. Hoje teremos simulado sobre o Currículo Escolar! Seguindo o resultado da votação que fizemos em nossa página do Facebook, este foi o segundo tema mais votado! Não esqueça de ver os conteúdos que temos aqui no site sobre este tema e fazer as questões anteriores.
Conheça agora os enfoques das questões sobre o Currículo Escolar
Currículo Escolar
Sumário do Quiz
0 de 22 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
Information
Clique no ícone abaixo para testar os seus conhecimentos!
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 22 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Sem categoria 0%
- Simulado 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 22
1. Pergunta
1 pontos(Funcab- EMSERH- 2016) “Ele expressa uma operação fundamental da análise sociológica, que consiste em descrever os processos sociais que moldam nossa subjetividade como que por detrás de nossas costas, sem nosso conhecimento consciente (…).” (SILVA, 1999, p. 80). A citação refere-se ao currículo:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 22
2. Pergunta
1 pontos(Funcab-EMSERH – 2016) A teoria que se torna “uma atividade epistemológica que não se restringe à identidade e ao conhecimento sexuais, mas que se estende para o conhecimento e a identidade de modo geral.” (SILVA, 1999, p. 107), chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 22
3. Pergunta
1 pontos(Cespe-DPU-2016) Entre as várias formas de organização do currículo, o currículo articulado é aquele cuja organização pretende exercer controle sobre a prática do ensino.
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 22
4. Pergunta
1 pontos(Cespe-DPU-2016) Na elaboração do currículo escolar, deve-se priorizar os conteúdos de ensino no intuito de atender às necessidades de formação dos alunos.
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 22
5. Pergunta
1 pontos(Cespe-DPU-2016) Conteúdos, códigos e práticas são elementos essenciais da estrutura do currículo, sendo os códigos oriundos das concepções epistemológicas e opções políticas que embasam o currículo da escola.
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 22
6. Pergunta
1 pontos(SEARH – RN- IDECAN-2016) Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170‐1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares. Por currículo escolar entende‐se todas as atividades planejadas e desenvolvidas na escola, as experiências de aprendizagem às quais os alunos passam bem como as matérias previstas para cada nível de ensino, o que o torna uma espécie de mapa, que guia os profissionais a uma boa prática, visto que cada escola está inserida em um contexto, seja temporal ou regional. Considerando os tipos de currículos (real, oculto e previsto), analise as afirmativas a seguir.
I. Currículo __________ é aquele preestabelecido em todo um território, seja nacional ou estatal, que todos os professores devem seguir e executar. Ele atribui à escola o papel de reproduzir a cultura e é imposto por documentos oficiais como Lei de Diretrizes e Bases e Parâmetros Curriculares Nacionais.
II. Currículo __________ é aquele que acontece dentro da sala de aula entre educadores e seus alunos. Tendo caráter bem prático e flexível, ele diz respeito às atividades planejadas e desenvolvidas no Projeto Político‐Pedagógico da escola e os planos de aula realizados pelos professores.
III. Currículo __________ são as influências externas e internas que afetam a aprendizagem dos alunos de alguma maneira, as manifestações e simbologias no ambiente escolar. Este tipo de currículo diz respeito aos conteúdos diários que os alunos aprendem durante as aulas, seus atos, comportamentos, gestos, percepções, mas que não são oficiais, ou seja, não se encontram documentados em papel.Assinale a alternativa que completa corretamente e sequencialmente as afirmativas anteriores.
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 22
7. Pergunta
1 pontos(SEARH – RN- IDECAN-2016)“Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.”
(Art. 26 da LDB.)
Sobre este artigo, analise as afirmativas.
I. Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
II. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
III. Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
IV. O ensino da história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
V. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática também obrigatória ao aluno.
Estão corretas apenas as afirmativasCorretoIncorreto - Pergunta 8 de 22
8. Pergunta
1 pontos(SEARH – RN- IDECAN-2016) “Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da organização escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo‐acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos.”
(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, 2013.)
As abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar fundamentam‐se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. Considerando essas abordagens, analise a afirmativa a seguir.
“A ______________ expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, a _____________ estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. A ______________ refere‐se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa‐se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. A ______________ pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa‐as, mas sua finalidade inscreve‐se no estudo disciplinar.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 22
9. Pergunta
1 pontos(SEARH – RN- IDECAN-2016) Analise as afirmativas correlatas.
I. “Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar.”
PORQUE
II. “Revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.”
Assinale a alternativa correta.
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 22
10. Pergunta
1 pontos(Funiversa-Secretaria da Criança – DF-2015) Assinale a alternativa que apresenta o termo correspondente à definição a seguir: caracteriza-se como nova concepção de divisão do saber e visa à interdependência, à interação e à comunicação existentes entre as áreas do conhecimento. Há a interação e o compartilhamento de ideias, opiniões e explicações.
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 22
11. Pergunta
1 pontos(FGV – Prefeitura de Cuiabá – MT- 2015) Laura e Fernanda são professoras do 3º ano do ensino fundamental em diferentes escolas. Ao final do ano, as duas preparam o planejamento anual para o próximo ano letivo. Para a área da Matemática, Laura listou: Sistema de numeração decimal: valor posicional; Adição e subtração de números naturais, etc. Ao fazer seu planejamento para a mesma área, Fernanda registrou: Identificar o valor de um algarismo que ocupa uma determinada ordem em um numeral; Localizar números naturais na reta numérica; Realizar cálculos mentais, etc.
Sobre a concepção de currículo das duas professoras, analise as afirmativas a seguir.
I. As duas professoras adotam a concepção tradicional do currículo escolar.
II. Laura adota a concepção tradicional de currículo, enquanto Fernanda organiza seu currículo a partir das competências a serem desenvolvidas.
III. As duas professoras adotam a compreensão de um currículo a ser organizado a partir das competências a serem desenvolvidas.Assinale:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 22
12. Pergunta
1 pontos(FGV-Prefeitura de Cuiabá – MT-2015) Associe cada uma das características a seguir à concepção de um Currículo centrado em Conteúdos (C) ou à concepção de um Currículo transdisciplinar, centrado em áreas (A).
( ) Unidades centradas em conceitos disciplinares.
( ) Fontes diversas de informação.
( ) Metodologias avaliativas diversificadas.
( ) Avaliação mediante provas.
( ) Aulas organizadas por lições pré-estabelecidas.
( ) Planejamento flexível, com clareza das habilidades a serem desenvolvidas.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 22
13. Pergunta
1 pontos(ACAFE-SED-SC-2015) Sobre a diversidade Skliar e Duschatzky (2001) dizem que muitas vezes concebemos, “o outro como fonte de todo mal”. O documento do MEC, Currículo Conhecimento e Cultura, explora como esta máxima aparece nas relações escolares.
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 22
14. Pergunta
1 pontos(ACAFE-SED-SC-2015) “Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos, que as vozes de docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe com mais intensidade que docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos.” MEC – Currículo Conhecimento e Cultura
Esta constatação ocorre por diversos motivos, exceto:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 22
15. Pergunta
1 pontos(ibfc- MGS-2015) Um ensino pautado na prática interdisciplinar pretende formar alunos com uma visão global de mundo, aptos para “articular, religar, contextualizar, situarse num contexto e, se possível, globalizar, reunir os conhecimentos adquiridos” (MORIN, 2002, p. 29). Analisando essa afirmação, assinale a alternativa correta a seguir:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 22
16. Pergunta
1 pontos(GESTÃO CONCURSO – Prefeitura de Belo Horizonte – MG – 2015) São muitos os trabalhos que defendem propostas de integração do conhecimento escolar, tanto em concepções curriculares tradicionais como em concepções curriculares críticas. São características de currículos integrados:
I. São baseados nos interesses e necessidades dos alunos e na relevância social do conhecimento.
II. Adaptam-se mais facilmente aos atuais processos de trabalho e à crescente mobilidade nos empregos.
III. Possibilitam analisar problemas e buscar soluções do cotidiano, ampliando o conhecimento de alunos e de professores.
IV. Sustentam uma organização do trabalho pedagógico, mantendo relações hierárquicas e assimétricas entre docentes.
É CORRETO o que se afirma emCorretoIncorreto - Pergunta 17 de 22
17. Pergunta
1 pontos(GESTÃO CONCURSO – Prefeitura de Belo Horizonte – MG – 2015) As desigualdades de gênero, há muito, têm sido problematizadas por diferentes estudiosos. As diferenças percebidas entre homens e mulheres demandavam explicações, e muitos estudiosos se debruçaram sobre essa temática. De forma esquemática, podemos organizar essas explicações em três propostas: nas teses biologizantes, nas teses de socialização e na teoria de gênero.
BELO HORIZONTE/SMED. Diretrizes da Educação para as Relações de Gênero na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, 2013, p. 16 (Adaptado).
Enumere as características listadas de acordo com a proposta correspondente:
1. Teses biologizantes
2. Teses de socialização
3. Teorias de gênero
( ) Bonecas e panelinhas são presentes apropriados para meninas, enquanto bolas e carrinhos são presentes apropriados para meninos.
( ) As relações entre homens e mulheres podem ser solidárias e não violentas, complementares e não antagônicas.
( ) Mulheres têm mais habilidade para atividades detalhadas e minuciosas, enquanto homens têm mais habilidade para atividades que exijam força e maior racionalidade.
( ) Nós nos constituímos homens e mulheres e construímos nossa identidade nas relações sociais, afetivas, familiares e comunitárias que estabelecemos.
A sequência CORRETA da numeração é:CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 22
18. Pergunta
1 pontos(fcc-DPE-SP – 2015) A escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais. Para a inversão desse quadro, é preciso
I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.
II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.
III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.
IV. promover ações afirmativas.Está correto o que se afirma APENAS em
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 22
19. Pergunta
1 pontos(IF-SC-IF-SC-2015) Leia o texto. “Isto é um currículo: um ser falante, como nós, efeito e derivado da linguagem […] Um ser sem coerência e sem profundidade. Que experimenta razões fracionadas, construídas ao redor de pedaços de falas de cada um. Que pode (pode?) ser qualquer coisa, em qualquer momento. Que não sabe mais para onde vai, mas que mesmo assim, continua em frente, querendo saber das condições históricas e políticas, que produzem as verdades linguajeiras de um currículo” (CORAZZA, 2002, p.14). Assinale a alternativa que indica a concepção de currículo destacada pelo texto acima.
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 22
20. Pergunta
1 pontos(IF-SC-IF-SC-2015)“Em sua contestação das subjetividades modernas, as teorias pós-críticas não apontam nenhum telos perfeccionista, salvacionista ou progressista. Elas não supõem uma exegese pela qual buscariam a interpretação mais coincidente como o sujeito ‘real’. Não constituem uma doutrina geral sobre o que é ‘bom ser’, nem um corpo de princípios imutáveis do que é ‘certo fazer’. Tampouco normatizam as condutas humanas, escorando-as em verdades seguras ou em fundamentos racionais” (CORAZZA, 2002, p.56).
Assinale a alternativa que MELHOR caracteriza uma concepção de currículo a partir das teorias pós-criticas em Educação.
CorretoIncorreto - Pergunta 21 de 22
21. Pergunta
1 pontos(Acesso Público – Colégio Pedro II – 2015) “Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver. As políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política à realidade da diversidade cultural. Inseparável de um contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais e ao desenvolvimento das capacidades criadoras que alimentam a vida pública” In: UNESCO. (2001) Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. Com relação ao papel da escola no que concerne a diversidade cultural, assinale a alternativa que aponta as afirmações corretas:
I – Diante da diversidade cultural é papel da escola promover as mesmas oportunidades para todos os estudantes, mas com estratégias diferentes;
II – Para promover a diversidade é preciso formar grupos homogêneos;
III – As diferenças não devem ser abordadas no espaço escolar para evitar conflitos culturais,
IV – A formação de grupos heterogêneos favorece a troca de experiências entre os alunos.CorretoIncorreto - Pergunta 22 de 22
22. Pergunta
1 pontos(Acesso Público – Colégio Pedro II – 2015) “Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” In: VEIGA NETO, ALFREDO. De Geometrias, Currículo e Diferenças. IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças.2002.p.7.
Considerando a concepção de currículo apresentada no texto acima, é errado afirmar que:
CorretoIncorreto
Estou amando estudar pelo site, não tenho palavras para agradecer.