Simulado gratuito para o Concurso SEDF : 1 de 4 Simulados!
Isso mesmo faremos 4 simulados para a prova do SEDF, assim cada quinta-feira terá um enfoque diferente.
Traremos questões antigas do Cespe, questões atuais e também questões adaptadas de outras bancas para você testar seu desempenho. Além disso este simulado terá um Ranking, por isso não deixe de registrar a sua nota.
- Lembre-se que nosso sistema não exclui um ponto por erro e devemos considerar esta informação.
- Caso seja nosso aluno, após identificar dificuldade em algum conteúdo volte ao curso do Intensivo pedagógico e refaça todas as questões comentadas do tema que encontrou dificuldade.
- Comece agora mesmo o simulado e caso você já esteja no Intensivo Pedagógico, lembre-se este simulado não exclui os simulados que colocamos toda semana lá em nosso espaço!
- Nosso Ranking mostrará os 400 primeiros colocados.
Mas agora é hora de ver como anda seus estudos. Bom treino!
1º Simulado SEDF
Sumário do Quiz
0 de 40 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
Information
Clique no ícone a baixo para testar o seu conhecimento.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 40 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média | |
Sua pontuação |
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 40
1. Pergunta
1 pontos(CESPE-DEPEEN-2013) O planejamento da ação docente deve ser articulado com o planejamento escolar e institucional.
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 40
2. Pergunta
1 pontos(Cespe-Abin-2010) O planejamento deve expressar uma unidade de ideias, princípios e ações.
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 40
3. Pergunta
1 pontos(Cespe-SEEAL-2013) Atualizar o conteúdo e facilitar a preparação de aulas são funções do planejamento escolar.
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 40
4. Pergunta
1 pontos(Cespe-SEEAL-2013) O planejamento eficaz deve ser um instrumento rígido e absoluto para direcionar a prática docente.
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 40
5. Pergunta
1 pontos(CESPE- MPU-2013) O planejamento participativo distingue-se por seu caráter tradicionalista.
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 40
6. Pergunta
1 pontos(CESPE-MPOG-2015) O processo do planejamento participativo envolve distribuição do poder, análise da situação, descentralização e diversidade de olhares sobre a realidade.
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 40
7. Pergunta
1 pontos(FUNIVERSA- IF-AP-2016- Adaptada) Uma das metas do atual PNE é oferecer, no mínimo, dez porcento das matrículas de jovens e adultos de forma integrada à educação profissional.
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 40
8. Pergunta
1 pontos(FUNIVERSA- IF-AP-2016- Adaptada) Acerca do PNE 2014/2024, entre as estratégias para elevar a escolaridade da população brasileira, está a expansão da oferta gratuita de educação profissional técnica.
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 40
9. Pergunta
1 pontos(FUNIVERSA- IF-AP-2016- Adaptada) Garantir para toda a população com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado é um dos objetivos do atual PNE.
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 40
10. Pergunta
1 pontos(CESPE-SERPRO- 2010) Embora a EaD seja anterior às tecnologias da informação e da comunicação (TICs), é inegável que a EaD tem-se beneficiado muito com os TICs, devido às facilidades que estas proporcionam à comunicabilidade e à acessibilidade.
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 40
11. Pergunta
1 pontos(CESPE-FUB-2013) Os diplomas obtidos em cursos de EaD, assim como os obtidos em outras modalidades, só adquirem validade após o seu registro; entretanto, no caso dos cursos de EaD, os diplomas devem ser registrados exclusivamente junto à Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 40
12. Pergunta
1 pontos(CESPE-Depen-2015) Em função de suas peculiaridades, a EaD pode ser ofertada nos seguintes níveis e modalidades educacionais: educação básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior.
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 40
13. Pergunta
1 pontos(CESPE-correios-2011) O uso das TICs por si só propicia a melhora da qualidade do ensino e da aprendizagem, elevando o nível de desempenho dos estudantes.
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 40
14. Pergunta
1 pontos(CESPE-DPU-2016) A presença das TICs no contexto da educação a distância online influencia na individualização e autonomia do aluno e na diminuição do papel do professor na dinâmica ensino-aprendizagem.
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 40
15. Pergunta
1 pontos(CESPE-Abin-2010) Cabe exclusivamente ao Ministério da Educação (MEC) o credenciamento de instituições educacionais para a oferta de EAD para a educação superior.
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 40
16. Pergunta
1 pontos(CESPE-TJ-RO-2012-Adaptada) Projeto político-pedagógico elaborado de acordo com a concepção de educação emancipatória pressupõe currículo homogêneo e ação consciente e organizada.
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 40
17. Pergunta
1 pontos(cespe-Abin-2010) O projeto político-pedagógico contribui para a sistematização e a organicidade da prática dos sujeitos, tornando-os sujeitos reflexivos coletivos, concretos, sociais, éticos e políticos.
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 40
18. Pergunta
1 pontos(CESPE-Depen-2015) São funções do projeto político-pedagógico: diagnóstico e análise da realidade, definição de objetivos e eixos norteadores, determinação de atividades e responsabilidades a serem assumidas, além da avaliação dos processos e resultados previstos.
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 40
19. Pergunta
1 pontos(Cespe-Unipampa-2013) A organização curricular, um dos elementos do projeto político-pedagógico, é atribuição do diretor da instituição de ensino, sendo a matriz curricular, portanto, uma decisão individual e pessoal do gestor da instituição.
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 40
20. Pergunta
1 pontos(CESPE-SEDUC-AM-2011) Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.
CorretoIncorreto - Pergunta 21 de 40
21. Pergunta
1 pontos(Cespe-TJES-2011) A construção de um currículo homogêneo que facilite a transmissão do conhecimento e a compreensão do mundo norteia a elaboração do projeto político-pedagógico segundo a lógica emancipatória.
CorretoIncorreto - Pergunta 22 de 40
22. Pergunta
1 pontos(CESPE-SEDUCAM-2016) Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.
CorretoIncorreto - Pergunta 23 de 40
23. Pergunta
1 pontos(CESPE-FUB-2014) Entende-se por educação especial aquela oferecida exclusivamente nos serviços de apoio especializado, de acordo com as necessidades dos educandos.
CorretoIncorreto - Pergunta 24 de 40
24. Pergunta
1 pontos(CESPE-MEC-2014) A educação escolar compõe-se de educação básica e educação superior, sendo a educação infantil etapa do ensino fundamental. A educação especial, por sua vez, é modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, e a educação profissional é uma modalidade da educação superior.
CorretoIncorreto - Pergunta 25 de 40
25. Pergunta
1 pontos(FUNRIO_IFPA_2016-Adaptada) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas de educação especial.
CorretoIncorreto - Pergunta 26 de 40
26. Pergunta
1 pontos(CESPE-SEDUCAM-2011) A prática da gestão democrática, a existência de conselhos escolares e a participação da comunidade escolar na gestão da escola pública constituem uma forma de participação democrática radical.
CorretoIncorreto - Pergunta 27 de 40
27. Pergunta
1 pontos(IBFC-SEAP-DF-2013-Adaptada) A Teoria Histórico-Cultural de Vigotski pressupõe uma natureza social da aprendizagem, ou seja, é por meio das interações sociais que o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores. Não há primazia do princípio social sobre o princípio natural-biológico, quanto ao desenvolvimento psíquico do homem, uma vez que Vigotski dá igual valoração à influência da parte biológica ao aspecto social no desenvolvimento das funções psicológicas.
CorretoIncorreto - Pergunta 28 de 40
28. Pergunta
1 pontos(IBFC-SEAP-DF-2013-Adaptada) A Teoria Histórico-Cultural, que tem em Vigotski seu precursor, tem como elementos a gênese social da formação das funções psicológicas superiores, a relação entre aprendizagem e desenvolvimento, o conceito de zona de desenvolvimento proximal e o papel da intervenção pedagógica. Já a Pedagogia Histórico-Crítica tem como elementos a natureza da educação, seu objeto e sua especificidade, a função social da escola, o método dialético e o papel do professor.
CorretoIncorreto - Pergunta 29 de 40
29. Pergunta
1 pontos(CESPE-ME-2008) As diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação devem ser seguidas na organização dos cursos de educação profissional e tecnológica de graduação.
CorretoIncorreto - Pergunta 30 de 40
30. Pergunta
1 pontos(CESPE-FUB-2013) A concepção tradicional propõe a existência de um currículo implícito, considerado oculto.
CorretoIncorreto - Pergunta 31 de 40
31. Pergunta
1 pontos(CESPE-MPOG-2015) As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição.
CorretoIncorreto - Pergunta 32 de 40
32. Pergunta
1 pontos(Cespe-Sedues-2010) O currículo na escola, pensado a partir da valorização dos saberes e das práticas cotidianas não exclui a perspectiva dos programas e(ou) conteúdos de ensino no currículo escolar.
CorretoIncorreto - Pergunta 33 de 40
33. Pergunta
1 pontos(CESPE-DEPEN-2015) A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá provocar muitas mudanças no currículo escolar.
CorretoIncorreto - Pergunta 34 de 40
34. Pergunta
1 pontos(CESPE_MMA-2011) A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo do ensino fundamental.
CorretoIncorreto - Pergunta 35 de 40
35. Pergunta
1 pontos(CESPE_IFB-2011) O multiculturalismo e a alteridade são características que embasam currículos construídos a partir da concepção pós-crítica.
CorretoIncorreto - Pergunta 36 de 40
36. Pergunta
1 pontos(CESPE- TJ-ES-2011) A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.
CorretoIncorreto - Pergunta 37 de 40
37. Pergunta
1 pontos(CONSULPLAN-Prefeitura de Resende – RJ-2010-Adaptada) Segundo a doutrina do inatismo, defendida por Jean Piaget, quando nascemos, nossa mente é como um quadro em branco, uma tábula rasa sobre a qual se vai escrevendo o resultado de nossas experiências que, dessa forma, acumular-se-ão dentro de nós.
CorretoIncorreto - Pergunta 38 de 40
38. Pergunta
1 pontos(FGV- TJ-AM-2013-Adaptada) “A educação deve promover o desenvolvimento da razão científica, para compreender e dominar o mundo que a cerca.” A declaração acima pode ser associada à seguinte corrente filosófica da educação empirista.
CorretoIncorreto - Pergunta 39 de 40
39. Pergunta
1 pontos(CESPE-SEDUC-AM-2011) O racionalismo, o empirismo e o construtivismo são as principais bases epistemológicas dos estudos de aprendizagem humana.
CorretoIncorreto - Pergunta 40 de 40
40. Pergunta
1 pontos(ACAFE-SED-SC-2015-Adaptada) A palavra empirismo vem do grego empeiria. Ela significa conhecimento.
CorretoIncorreto
Juliana,
Obrigada! Seus simulados tem me ajudado bastante. <3