Hoje é dia de simulado sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP)!
Primeiro, quero agradecer você que vota e ajuda a definir os temas de cada semana. Agradeço também as mensagens e o apoio para a construção de cada simulado. Este trabalho não teria sentido se não abordasse os temas que são realmente importante para você.
Enfim, o resultado da votação na página do Facebook foi:
1. PPP (simulado de Hoje)
2. Currículo Escolar (simulado que postaremos dia 22)
3. Planejamento Escolar (simulado que postaremos dia 29)
Se você ainda não viu os simulados anteriores clique aqui e conheça todos os temas que já abordamos. Se você quer material de estudo sobre o PPP, para melhorar seu desempenho, basta clicar aqui! Também temos um simulado, anterior, em PDF sobre este tema, aqui neste link.
Projeto Político Pedagógíco
Sumário do Quiz
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Perguntas:
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Pergunta 1 de 30
1. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEDUC-AM – 2011) A elaboração de projeto pedagógico objetiva à eficácia educacional, obtida por meio da realização de atividades coletivas de planejamento que dão origem a um documento programático.
Correto
Incorreto
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Pergunta 2 de 30
2. Pergunta
1 pontos(FUNRIO- UFRB – 2015) Para que o projeto político-pedagógico institucional seja uma construção coletiva é necessário
Correto
Incorreto
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Pergunta 3 de 30
3. Pergunta
1 pontos(CONSULPLAN-Prefeitura de Juatuba – MG – 2015) Sobre cidadania e Projeto Político‐Pedagógico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Correto
Incorreto
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Pergunta 4 de 30
4. Pergunta
1 pontos(IFSC-IFSC-2014) (Em relação ao Projeto Político – Pedagógico (PPP), pode-se afirmar que:
I. para a construção do PPP, é necessário conhecer a realidade social, econômica e política em que a escola está inserida.
II. o PPP deve ser construído pelos professores com capacitação em Educação inclusiva e pela equipe diretiva da escola.
III. a construção do PPP deve ser coletiva e contínua.
IV. o PPP pode ser considerado um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
V. o PPP pode ser considerado um projeto conclusivo, visto que sua sistematização é definitiva e deve ser produto de um processo de planejamento participativo.Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são CORRETAS.
Correto
Incorreto
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Pergunta 5 de 30
5. Pergunta
1 pontos(IFSC-IFSC-2015) Veiga (2002) destaca alguns princípios norteadores que devem fundamentar o projeto político pedagógico da escola. Considerando esses princípios, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.
( ) Constitui um dos princípios consagrados pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.
( ) Está associado à ideia de autonomia.
( ) Esse princípio possibilita o acesso e a permanência na escola.
( ) Não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.
( ) Relacionam-se às condições de trabalho e à formação inicial e continuada dos professores.
1. Gestão Democrática.
2. Qualidade.
3. Igualdade de Condições.
4. Valorização do Magistério.
5. Liberdade.A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Correto
Incorreto
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Pergunta 6 de 30
6. Pergunta
1 pontos(FUNRIO – IFBA – 2014) O projeto educacional é, respectivamente, político e pedagógico, porque
Correto
Incorreto
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Pergunta 7 de 30
7. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEE-AL – 2013) O PPP visa à eficácia dos processos educativos, sendo um instrumento de controle das ações da escola em todas as suas áreas.
Correto
Incorreto
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Pergunta 8 de 30
8. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL- 2013) A construção do PPP pressupõe uma ruptura e não apenas uma reforma, uma invenção do gestor ou uma mudança repentina.
Correto
Incorreto
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Pergunta 9 de 30
9. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEEAL- 2013) Para evitar prejuízo à autonomia escolar, não deve haver articulação do projeto político pedagógico das escolas com o sistema nacional de avaliação.
Correto
Incorreto
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Pergunta 10 de 30
10. Pergunta
1 pontos(Cespe- FUB- 2013) A participação dos especialistas no processo de elaboração do PPP é aceitável, desde que estes estejam em posição funcional igual à da equipe gestora da escola, em uma concepção transformadora.
Correto
Incorreto
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Pergunta 11 de 30
11. Pergunta
1 pontos(Cespe- FUB- 2013) O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que preconiza a redefinição das funções estratégicas dos atores sociais envolvidos na educação, como professores, comunidade, direção e coordenação pedagógica.
Correto
Incorreto
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Pergunta 12 de 30
12. Pergunta
1 pontos(Cespe-MPU-2013) Em um projeto político-pedagógico, exige-se que o foco da formação continuada incida exclusivamente sobre o trabalho docente.
Correto
Incorreto
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Pergunta 13 de 30
13. Pergunta
1 pontos(Cespe-DEPEN-2013) Para a elaboração de um projeto político-pedagógico que se torne instituinte, ou seja, que proponha mudanças na instituição escolar, deve-se considerar o instituído, o que já existe na cultura organizacional da escola: a sua história, os seus currículos, os seus métodos, o conjunto dos seus atores internos e externos e o seu modo de vida.
Correto
Incorreto
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Pergunta 14 de 30
14. Pergunta
1 pontos(Cespe- DEPEN- 2013) São funções do projeto político-pedagógico: diagnóstico e análise da realidade, definição de objetivos e eixos norteadores, determinação de atividades e responsabilidades a serem assumidas, além da avaliação dos processos e resultados previstos.
Correto
Incorreto
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Pergunta 15 de 30
15. Pergunta
1 pontos((Cespe- DEPEN- 2013) Por ser instrumento norteador do trabalho a ser desenvolvido pela instituição escolar, o projeto político-pedagógico deve conter análises da realidade institucional que abranjam sua historicidade bem como os contextos sociais, culturais, econômicos e geográficos, além do perfil da comunidade local e da organização interna da escola e da sala de aula.
Correto
Incorreto
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Pergunta 16 de 30
16. Pergunta
1 pontos(Cespe-DEPEN-2013) Entre as finalidades do projeto político-pedagógico inclui-se a promoção da gestão escolar pautada no trabalho coletivo, de forma que se eliminem as práticas autoritárias e competitivas no interior da instituição.
Correto
Incorreto
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Pergunta 17 de 30
17. Pergunta
1 pontos(Cespe-DEPEN-2013) Consoante o disposto na LDB, é facultativa a participação do professor na elaboração da proposta pedagógica da escola.
Correto
Incorreto
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Pergunta 18 de 30
18. Pergunta
1 pontos(Cespe-PRF-2013) No projeto pedagógico, definem-se, independentemente do contexto sociopolítico em que esteja inserida a instituição escolar, as ações educativas e as características necessárias para que a escola alcance seus objetivos de aprendizagem, de modo a evitar prejuízos à formação dos estudantes.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 19 de 30
19. Pergunta
1 pontos(Cespe-STJ-2015) O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais e coletivos da população majoritária definido coletivamente.
Correto
Incorreto
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Pergunta 20 de 30
20. Pergunta
1 pontos(Cespe-STJ-2015) A construção do projeto político-pedagógico caracteriza-se por ser um processo democrático de decisões, em que é instaurado um modo de organização do trabalho que supere os conflitos, elimine as relações competitivas e autoritárias e rompa com a rotina burocrática e impessoal.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 21 de 30
21. Pergunta
1 pontos(Cespe-STJ-2015) A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os resultados da própria organização do trabalho pedagógico.
Correto
Incorreto
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Pergunta 22 de 30
22. Pergunta
1 pontos(Cespe-STJ-2015) O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras viáveis no campo da ação comprometida com os atores envolvidos.
Correto
Incorreto
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Pergunta 23 de 30
23. Pergunta
1 pontos(Cespe-MPOG-2015) O projeto político-pedagógico organiza o trabalho a ser desenvolvido pela escola no que diz respeito às ações coletivas, contudo a sala de aula é território do professor, que determina, de forma autônoma, como o seu trabalho será executado.
Correto
Incorreto
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Pergunta 24 de 30
24. Pergunta
1 pontos(Cespe-MPOG-2015) O projeto político-pedagógico — escrito e assinado por todos os atores do cenário educacional que participaram de sua construção — só receberá novas inserções em caso de mudança na gestão, a fim de que seja garantida sua coerência.
Correto
Incorreto
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Pergunta 25 de 30
25. Pergunta
1 pontos(Cespe-MPOG-2015) No projeto político-pedagógico, apresentam-se ações intencionais claras e propõem-se metas, elaboradas pela comunidade escolar, voltadas para benefício da coletividade.
Correto
Incorreto
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Pergunta 26 de 30
26. Pergunta
1 pontos(Cespe-MPOG-2015) No projeto político-pedagógico, apresentam-se ações intencionais claras e propõem-se metas, elaboradas pela comunidade escolar, voltadas para benefício da coletividade.
Correto
Incorreto
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Pergunta 27 de 30
27. Pergunta
1 pontos(UFMT-DETRAN-MT-2015) A educação para o trânsito é uma atividade complexa que requer articulação com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) das instituições educativas. Se o PPP for fundamentado nas teorias críticas, ele se configura como
Correto
Incorreto
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Pergunta 28 de 30
28. Pergunta
1 pontos(Nucepe-SEDUC-PI-SEDUCPI) Toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (PPP). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade escolar e qual formação querem para quem ali estuda.
A sua elaboração deve contemplar os seguintes tópicos:
Correto
Incorreto
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Pergunta 29 de 30
29. Pergunta
1 pontos(Cespe-DEPEN-2015) A gestão escolar requer planejamento e, por este motivo, o PPP representa um modelo burocrático de exercício da gestão.
Correto
Incorreto
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Pergunta 30 de 30
30. Pergunta
1 pontos(IFSP-IFSP-2015) Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) caracterizam como áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos: O planejamento e o projeto pedagógico curricular, a organização e o desenvolvimento do currículo, a organização e o desenvolvimento do ensino, as práticas de gestão, o desenvolvimento profissional e a avaliação institucional da escola e da aprendizagem. Sobre estas áreas é correto afirmar que:
Correto
Incorreto