#SuperDica

#25 livros de Pedagogia para ter na sua biblioteca!

Written by Juliana Garcia

Listamos os melhores #25 livros de Pedagogia para ter na sua biblioteca.

Para ficar mais completa a informação mostramos também a avaliação do livro no Skoob (maior rede social para leitores do Brasil) e apresentar os preços encontrados para o tão sonhado livro. E ai, concorda com a nossa lista? Quantos livros você já leu? Esquecemos de algum livro? Deixe seu comentário.

Com quais livros de Conhecimentos Pedagógicos devo estudar?

 

#25 livros de Pedagogia para ter na sua biblioteca!

#1 Criança na Fase Inicial da Escrita – Ana Luiza B. Smolka. 

Resumo: A proposta político-pedagógica de alfabetização como processo discursivo potencializa  a função transformadora da linguagem, que é vista como uma forma de interação no contexto escolar. Nesse processo discursivo, vão emergindo dentro da escola os espaços de negociação dos diferentes modos de ver e de dizer o mundo.

Avaliação no Skoob : 4.4

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui 

 

#25 livros de Pedagogia para ter na sua biblioteca!

 

#2 Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas –  Aquino

Resumo: Esta obra apresenta múltiplas abordagens teóricas e possíveis encaminhamentos práticos para o problema da indisciplina na escola.

Avaliação no Skoob : 3,6

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui 

 

 

#25 livros de Pedagogia para ter na sua biblioteca!

#3 História das Ideias Pedagógicas no Brasil – Saviani

Resumo: Iniciando pelo descobrimento do Brasil, esta obra aborda desde a educação indígena, passando pelos jesuítas, destacando o contexto histórico das reformas educacionais até os dias mais atuais. De fácil leitura, o livro é capaz de te ensinar tudo aquilo que você não aprendeu em anos na escola referente à história da educação neste país.

Avaliação no Skoob : 4,4

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

 

didatica-e-interdisciplinaridade-ivani-catarina-arantes-fazenda

#4 Didática e Interdisciplinaridade – Ivani C. A. Fazenda

Resumo: O objetivo comum aos autores desta coletânea foi o de enfrentar um dos mais recentes paradoxos que a educação contempla: a longevidade das questões da didática e o ineditismo das proposições da interdisciplinaridade.

Avaliação no Skoob: 3,3

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui 

 

 

escola-espaco-do-projeto-politico-pedagogico-l-m-g-resende-ilma-passos-alencastro-veiga

#5 Escola: Espaço do Projeto Político-pedagógico -Resende & Ilma Passos Veiga

Resumo: Livro rico em vivências educativas que trafegam pela diversidade multicultural, pelos dilemas dos processos avaliativos e das instâncias colegiadas sem perder de vista o desafio da construção da cidadania no interior das salas de aula e na escola.

Avaliação no Skoob: 4

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui 

gestao-participativa-na-escola-a-vol-3-heloisa-luck

#6 Gestão Participativa na Escola – Heloisa Luck

Resumo: Se assenta no entendimento de que o alcance dos objetivos educacionais, em seu sentido amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica ocorrente no contexto de sistemas de ensino e escolas em relação a objetivos educacionais concebidos e assumidos por seus membros, de modo a constituir um empenho coletivo em torno da sua realização.

Avaliação no Skoob: 3

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui 

como-aprender-e-ensinar-competencias-zabala-antoni-arnau-laia

#7 Como Aprender e Ensinar Competências – Zabala, A./ Arnau, L.

Resumo: Focado nas capacidades cognitivas apresenta como trabalhar a formação para o desenvolvimento de capacidades de forma prática, demonstrando que o que se aprende pode ser utilizado de forma eficiente diante de uma situação real e determinada.

Avaliação no Skoob: 4,3

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui  

ler-e-escrever-na-escola-o-real-o-possivel-e-o-necessario-delia-lerner-de-zunino

#8 Ler e Escrever na Escola – O Real, o Possível e o Necessário – Delia Lerner

Resumo: Este livro testemunha um esforço constante para analisar as mudanças nas práticas docentes e teorizar sobre as ações necessárias para que tais mudanças ocorram.

Avaliação no Skoob: 4,2

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicoge-la-taille-yves-de

#9 Piaget Vygotsky Wallon – Teorias psicogenéticas em discussão – La Taille

Resumo: Três professoras da Universidade de São Paulo, da área de psicologia do desenvolvimento e aprendizado, analisam substantivos em psicologia à luz das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Entre eles, os fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico e a questão da afetividade e da cognição.

Avaliação no Skoob: 3,9

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

pedagogia-da-autonomia-saberes-necessarios-a-pratica-educativa-paulo-freire

#10 Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Pratica Educativa – Paulo Freire

Resumo: Na Pedagogia da autonomia, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros.

Avaliação no Skoob: 4,0

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

documentos-de-identidade-uma-introducao-as-teorias-do-curriculo-silva-tomaz-tadeu

#11 Documentos de Identidade – Uma Introdução as Teorias do Currículo –  Tomaz Silva

Resumo: Traça um mapa dos estudos sobre currículo desde sua gênese, nos anos vinte, até às atuais teorias pós-críticas é o que se propõe este livro. O autor fornece um panorama sintético, mas abrangente, das principais perspectivas sobre currículo.

Avaliação no Skoob: 4,1

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

ldb-facil-leitura-critica-carneiro-moaci

#12 Ldb Fácil – Leitura Critica – Moacir Carneiro

Resumo: Este livro quer contribuir para a compreensão de conceitos operacionais e algumas vezes, complexos da lei, mediante uma abordagem objetiva e contextualizada artigo a artigo.

Avaliação no Skoob: 4,2

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui 

a-pratica-do-planejamento-participativo-gandin-danilo

#13 A Prática do Planejamento Participativo – Danilo Gandin 

Resumo: O importante é definir que, para construir um process o participativo com distribuição do poder, não é suficiente pedir sugestões e aproveitar aquelas que pareçam simpáticas ou que coincidam com pensamentos ou expectativas dos que coordenam: é necessário que o plano se construa com o saber, com o querer e com o fazer de todos.

Avaliação no Skoob: 3,8

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

o-construtivismo-na-sala-de-aula-coll-cesar

#14 O Construtivismo na Sala de Aula – Cesar Coll 

Resumo: O construtivismo na sala de aula aprofunda e discute concretamente vários aspectos. Qual o papel do “sentido”na aprendizagem? Que elementos favoressem a possibilidade de aprender significativamente? Qual é a função dos conhecimentos prévios? Como se criam as zonas de desenvolvimento proximal? Além disso, analisa também as implicações da proposta construtivista na prática e na avaliação do ensino.

Avaliação no Skoob: 3,6

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

plano-de-desenvolvimento-da-educacao-dermeval-saviani

#15 Plano de Desenvolvimento da Educação – Dermeval Saviani

Resumo: Dermeval Saviani já se tornou conhecido por sua postura crítica e atenta às leis instituídas pelo governo e agora lança o livro PDE, no qual faz uma crítica construtiva ao programa e propõe caminhos de superação dos limites apontados.

Avaliação no Skoob: Não avaliado

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui 

educacao-escolar-politicas-estrutura-e-organizacao-libaneo-jose-carlos-toschi-mirza-seabra-oliveira-joao-ferreira

#16 Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização – Oliveira, Toschi, Libâneo

Resumo: Este livro proporciona aos futuros professores e gestores dos sistemas de ensino e das escolas bases conceituais para uma análise dos aspectos sóciopolíticos, históricos, legais, pedagógico-curriculares e organização e gestão da escola, possibilitando uma visão crítico-compreensiva dos contextos em que os profissionais da educação exercem suas atividades.

Avaliação no Skoob: 3,9

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui  

filosofia-da-educacao-maria-lucia-de-arruda-aranha

#17 Filosofia da Educacao – Maria Lucia de A. Aranha

Resumo: Além da problematização dos conceitos básicos, são explicitados os fundamentos antropológicos, epistemológicos e axiológicos que se encontram subjacentes a toda práxis, condição necessária para identificar a orientação das construções teóricas e tornar intencional a prática educativa. Com a seleção das principais teorias pedagógicas, desde as tradicionais até as mais contemporâneas, é oferecida a oportunidade de se analisar como aqueles conceitos têm sido aplicados de modo variado nas diversas tendências.

Avaliação no Skoob: 4,2

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui  

a-crianca-e-o-numero-constance-kamii

#18 A Criança e o Número – Constance Kamii

Resumo: A autora apresenta uma análise lúcida, bem informada e fundamentada na teoria de Piaget sobre as relações da criança com o número. Nesse livro estão colocadas algumas das questões cruciais que desafiam especialistas, professores e pais em relação à aquisição e ao uso do conceito de número pelas crianças de 4 a 7 anos. Livro essencial para os que gravitam na área educacional.

Avaliação no Skoob: 3,6

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui  

democratizacao-da-escola-publica-libaneo

#19 Democratização da Escola Publica – Libâneo

Resumo: Neste livro, o autor desenvolve ideias-chave que orientam um fazer pedagógico – crítico e auxiliam o professor a dimensionar seu trabalho no quadro da escola pública, permitindo pensar criticamente temas de didática, de psicologia da aprendizagem, de metodologia de ensino.

Avaliação no Skoob: 3,8

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

didatica-2-ed-2013-jose-carlos-libaneo

# 20 Didática – Jose Carlos Libaneo

Resumo: A didática é tratada neste livro como ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. O autor propõe o estudo sistemático da Didática como teoria do processo de ensino de modo a unir a preparação teórica e prática na formação profissional do professor.

Avaliação no Skoob: 3,8

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

10-novas-competencias-para-ensinar-perrenoud-philippe

#21 Dez Novas Competências Para Ensinar – Perrenoud

Resumo: Perrenoud privilegia as práticas inovadoras e, portanto, as competências emergentes, aquelas que deveriam orientar as formações iniciais e contínuas, aquelas que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania, aquelas que recorrem à pesquisa e enfatizam a prática reflexiva.

Avaliação no Skoob: 3,8

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

avaliacao-da-aprendizagem-escolar-cipriano-carlos-luckesi

#22 Avaliação da Aprendizagem Escolar –  Luckesi

Resumo: Este livro destina-se a educadores, assim como a alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura. Neles são encontrados estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, assim como proposições no sentido de torná-la mais viável e construtiva.

Avaliação no Skoob: 3,8

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

planejamento-projeto-de-ensino-aprendizagem-celso-dos-santos-vasconcellos

#23 Planejamento – Projeto de Ensino-aprendizagem – Vasconcellos

Resumo:  Este livro é útil para as instituições que estão elaborando ou revisando seus Projetos Político-Pedagógicos (concepção e metodologia de elaboração do Projeto). Aborda os seguintes temas – A problemática atual do Planejamento na Educação; Re-significação da Prática do Planejamento; Fundamentos Histórico-Antropológicos do Planejamento; Processo de Planejamento; Tipos e níveis de planejamento; Estrutura e Elaboração do Projeto de Ensino-Aprendizagem; Estrutura e Elaboração do Projeto Político-Pedagógico.

Avaliação no Skoob: 4,3

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

a-pratica-educativa-como-ensinar-zabala-antoni

#24  A Pratica Educativa – Como Ensinar – Zabala

Resumo: A prática educativa: como ensinar trata da prática educativa: das relações interativas na classe, do papel dos professores e alunos, da distribuição do tempo e da organização dos conteúdos. As decisões sobre essas e outras questões relacionadas sobre como ensinar haverão de se justificar pela função social do ensino e pela concepção dos processos de aprendizagem. A partir de uma perspectiva de análise e reflexão, o autor propõe pautas e orientações sobre a ação educativa que visam a melhorá-la.

Avaliação no Skoob: 3,7

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

desenvolvimento-psicologico-e-educacao-vol-2-2-edicao-2004-coll-cesar-palacios-jesus-marchesi-alvaro

#25  Desenvolvimento psicológico e educação

Resumo:  Em uma segunda edição inteiramente renovada são apresentados os três volumes da série Desenvolvimento Psicológico e Educação. Estas obras, completamente atualizadas, serão os textos de referência mais relevantes no início do século XXI.

Avaliação no Skoob: 4,3

Onde encontrar o melhor preço-> Clique Aqui

Gostou da nossa lista? Comente e compartilhe!


About the author

Juliana Garcia

Possui formação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá-PR e especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Paranaense de Educação. Após assumir o último concurso percebeu que sua maior paixão é o processo de preparação para concursos públicos. Quer fazer deste site a sua melhor alternativa para estudar.