Simulado com 35 questões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Veja o simulado desta segunda-feira! Selecionamos 35 questões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para você!
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Sumário do Quiz
0 de 35 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
Information
Clique no ícone a baixo para testar os seus conhecimentos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)!
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 35 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- PCN 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 35
1. Pergunta
1 pontos(FUNIVERSA – Secretaria da Criança/DF – 2015) Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), diretrizes gerais que possibilitem promover conhecimentos de arte a adolescentes, jovens e adultos deverão contemplar, de modo abrangente,
Correto
Incorreto
-
Pergunta 2 de 35
2. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPOG – 2015) Os PCN elegeram como temas transversais questões de abrangência nacional, o que não impede que cada estado, município ou escola escolha outros temas e acrescente, para reflexão, assuntos de sua realidade.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 3 de 35
3. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPOG – 2015) A perspectiva da transversalidade amplia a responsabilidade do professor com a formação integral do aluno.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 4 de 35
4. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPOG – 2015) De acordo com os PCN, é possível realizar um trabalho pautado na transversalidade, mesmo quando se tem uma perspectiva disciplinar rígida.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 5 de 35
5. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPOG – 2015) Os princípios adotados pelos PCN são: dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e corresponsabilidade pela vida social.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 6 de 35
6. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPOG – 2015) Os temas transversais, adotados pelos PCN, devem ser trabalhados como um componente curricular específico, que deverá ser incorporado ao currículo da escola.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 7 de 35
7. Pergunta
1 pontos(Cespe- MPOG – 2015) É correto afirmar que a reflexão ética permeia toda abordagem dos temas transversais, propostos nos PCN.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 8 de 35
8. Pergunta
1 pontos(IFPA-IFPA-2015) A formação docente coletiva é fundamental para assegurar ações interdisciplinares e integradoras. Porém ela deve refletir sobre como desenvolver a ação docente de modo significado para o educando. Nessa visão, a formação deve ser:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 9 de 35
9. Pergunta
1 pontos(IFPA-IFPA-2015) Os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) contêm os conceitos estruturantes das diferentes áreas de conhecimento. Deste modo, o planejamento das ações da escola e das atividades docentes deve considerar tais documentos, tendo-os como:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 10 de 35
10. Pergunta
1 pontos(REIS & REIS – Prefeitura de Santana do Jacaré/MG – 2015) Dentre estes princípios, aquele que Implica em respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas, se refere à:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 11 de 35
11. Pergunta
1 pontos(REIS & REIS – Prefeitura de Santana do Jacaré/MG – 2015) Os temas transversais relacionados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN’s, referem-se a questões de: EXCETO:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 12 de 35
12. Pergunta
1 pontos(Iedes – IFC/SC – 2015) Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de língua estrangeira defendem a perspectiva sociointeracionista de ensino. Sobre essa perspectiva, analise as proposições a seguir:
I. Leva em conta as necessidades dos alunos, ou seja, deve-se sempre perguntar por que o brasileiro precisa aprender outra língua e para quê.
II. Determina que o aluno domine a gramática normativa e a tradução.
III. Propõe que o aluno comece a pensar no idioma estrangeiro, sem traduzi-lo, por meio de contato direto com o idioma.
IV. Para ensinar a língua estrangeira, criam-se situações de uso de diversos gêneros textuais, promovendo a reflexão sobre eles.Correto
Incorreto
-
Pergunta 13 de 35
13. Pergunta
1 pontos(Iedes – IFC/SC – 2015) Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Estrangeira apontam que o distanciamento proporcionado pelo envolvimento do aluno no uso de uma língua diferente o ajuda a aumentar sua autopercepção como ser humano e cidadão. Ao entender o outro e sua alteridade, pela aprendizagem de uma língua estrangeira, ele aprende mais sobre si mesmo e sobre um mundo plural, marcado por valores culturais diferentes e maneiras diversas de organização política e social.
Nesse contexto, pode-se definir corretamente alteridade como:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 14 de 35
14. Pergunta
1 pontos(Iedes – IFC/SC – 2015) Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio apresentam disciplinas potenciais, de acordo com os temas de cada área, incluindo também orientações teóricas sobre o processo de ensino e aprendizagem, com base nas competências a serem construídas nessa modalidade de ensino, isto é, no Ensino Médio. Esses parâmetros estão centralizados nas tecnologias e nas tendências globais da sociedade, voltadas ao mundo do trabalho e estão organizados em quatro etapas:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 15 de 35
15. Pergunta
1 pontos(SHDIAS – Prefeitura de São Manuel/SP -2015) Com base nos PCN para o ensino fundamental, julgue os itens a seguir:
I- O ensino da Língua Portuguesa tem sido marcado por uma sequenciação de conteúdos que se poderia chamar de aditiva: ensina-se a juntar sílabas (ou letras) para formar palavras, a juntar palavras para formar frases e a juntar frases para formar textos.
II- Essa abordagem aditiva levou a escola a trabalhar com “textos” que só servem para ensinar a ler. “Textos” que não existem fora da escola e, como os escritos das cartilhas, em geral, nem sequer podem ser considerados textos, pois não passam de simples agregados de frases.
Essas afirmações:Correto
Incorreto
-
Pergunta 16 de 35
16. Pergunta
1 pontos(SHDIAS – Prefeitura de São Manuel/SP -2015) Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão organizados em ciclos de:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 17 de 35
17. Pergunta
1 pontos(IBFC – SEE-MG – 2015) O primeiro objetivo especificado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para o bloco de Número e Numeração é: “Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos, no contexto social, explorando situações-problema que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos” (p. 65). Os conteúdos conceituais e procedimentos listados pelos PCN’s referentes a este objetivo são:
I. Reconhecimento de números no contexto diário.
II. Utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.
III. Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagens e medidas.
IV. Comparação de coleções pela quantidade de critérios pelo aspecto escrito dos números.Estão corretas as afirmativas:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 18 de 35
18. Pergunta
1 pontos(Idecan – Prefeitura de Rio Novo do Sul/ES – 2015) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são documentos educacionais tidos como referencial para renovação e elaboração da proposta curricular das redes de ensino em todo o Brasil. Sobre os PCNs, analise.
I. Ressaltam a importância de que cada escola formule o seu projeto educacional, compartilhada por toda equipe para o avanço da qualidade da educação.
II. Reconhecem a complexidade da prática educativa, buscam auxiliar o professor na sua tarefa de assumir como profissional o lugar que lhe cabe pela responsabilidade e importância no processo de formação do povo brasileiro.
III. Os critérios de avaliação neste documento dão importância à classificação dos alunos a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos.
IV. Configuram uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.
V. Os objetivos propostos concretizam as intenções educativas em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética e que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade, tendo em vista uma formação ampla.
Estão corretas apenas as afirmativasCorreto
Incorreto
-
Pergunta 19 de 35
19. Pergunta
1 pontos(IDECAN – SEARH – RN – 2016)Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), é INCORRETO afirmar que
Correto
Incorreto
-
Pergunta 20 de 35
20. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC – 2014) Os PCN constituem o primeiro nível de concretização curricular; as propostas curriculares dos estados e municípios, o segundo; e as propostas de cada instituição escolar, o terceiro.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 21 de 35
21. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC – 2014) A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue o item:
A avaliação consiste em elemento que integra a aprendizagem ao ensino, não devendo ser realizada exclusivamente no início dos semestres ou do ano, mas sempre que forem propostas novas sequências de situações didáticas ou novos conteúdos.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 22 de 35
22. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC – 2014) A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue o item:
Os novos programas do ensino médio fundamentam-se primordialmente no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 23 de 35
23. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC – 2014) A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue o item:
O ensino médio organiza-se em três áreas: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e linguagens, códigos e suas tecnologias. Essa organização foi proposta com a finalidade de favorecer a abordagem interdisciplinar.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 24 de 35
24. Pergunta
1 pontos(IDECAN – SEARH/RN-2016) Acerca da base nacional e a parte diversificada, é INCORRETO afirmar que
Correto
Incorreto
-
Pergunta 25 de 35
25. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC- 2014) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes à sua natureza e função.
O acesso aos conhecimentos socialmente elaborados que são comuns a todas as regiões brasileiras deve ser garantido pelo Estado, tendo todos os alunos brasileiros o direito de aprender.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 26 de 35
26. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC- 2014) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes à sua natureza e função.
A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 27 de 35
27. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC- 2014) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes à sua natureza e função.
Os PCN configuram-se como um modelo curricular homogêneo que se sobrepõe à autonomia de professores e equipes pedagógicas.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 28 de 35
28. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC – 2014) Ainda com base no disposto nos PCN, julgue os itens seguintes, referentes às orientações didáticas apresentadas nesse documento.
Para que os alunos atribuam significado às atividades escolares, cabe ao professor, entre outras ações, utilizar objetos socioculturais do cotidiano extraescolar em sala, como, por exemplo, jornais e filmes
Correto
Incorreto
-
Pergunta 29 de 35
29. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC – 2014) Ainda com base no disposto nos PCN, julgue os itens seguintes, referentes às orientações didáticas apresentadas nesse documento.
Os alunos devem ser considerados sujeitos de seu processo de aprendizagem, e o professor, o mediador da interação entre os alunos e os objetos de conhecimento
Correto
Incorreto
-
Pergunta 30 de 35
30. Pergunta
1 pontos(Cespe- MEC – 2014) Ainda com base no disposto nos PCN, julgue os itens seguintes, referentes às orientações didáticas apresentadas nesse documento.
De acordo com os PCN, ao educador prescinde considerar a diversidade regional dos alunos no que diz respeito às propostas curriculares e aos critérios de avaliação.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 31 de 35
31. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC- 2014) Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.
O ensino médio organiza-se em três áreas: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e linguagens, códigos e suas tecnologias. Essa organização foi proposta com a finalidade de favorecer a abordagem interdisciplinar.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 32 de 35
32. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC- 2014) Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.
O conteúdo relativo à parte diversificada do currículo do ensino médio é definido pelos órgãos colegiados do Ministério da Educação.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 33 de 35
33. Pergunta
1 pontos(Cespe – MEC- 2014) Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.
O ensino médio consiste em etapa inicial da educação básica, tendo como objetivo central preparar os alunos para o ensino superior, etapa em que ocorrerá o aprendizado permanente e sua inserção no mundo do trabalho.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 34 de 35
34. Pergunta
1 pontos(Cespe – FUB – 2013) De acordo com uma concepção abrangente de currículo, os PCNs podem ser considerados como um currículo nacional para a educação básica.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 35 de 35
35. Pergunta
1 pontos(Cespe- FUB – 2013) A organização dada pelos PCNs às séries iniciais do ensino fundamental por ciclos de dois anos de estudo deve-se mais a questões de conjuntura do que a questões pedagógicas. E, devido ao fato de a LDB ser bastante flexível a esse respeito, os diferentes sistemas podem adotar divisões temporais diferentes.
Correto
Incorreto
Não esqueça de fazer os simulados anteriores:
70 questões sobre a Educação Infantil
40 Questões sobre as Tendências Pedagógicas
50 questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA)
60 Questões sobre os Pensadores da Educação
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
Adorei o questionário. Está sendo ótimo para minha estratégia de estudos. Muito obrigada. Bjkas
Estou adorando , muito bom, tem me auxiliado muito…Parabéns por está iniciativa, era o que eu estava procur ando…..Poderia dar umas dicas de interpretação de textos? ?
Beijo
Conheci esse lugarzinho tão aconchegante a pouco tempo, mas estou amando.Muito rico…encontrei tudo que estava precisando para melhorar meus estudos… Parabéns pela iniciativa, que Deus lhe cubra de bençãos.
Parabéns este blog é muito bom, bem elaborado e organizado, parabéns de verdade e obrigada por partilhar os seus conhecimentos.
Muito bom para tirar as dúvidas!!!!
parabéns este blog é muito bom, muito bem elaborado e organizado, parabéns de verdade
Obrigada pela mensagem e pelo carinho Josiane!
Maravilhada, com tantas questões que nos auxilia muita na caminhada ao concurso desejado. Obrigada mesmo, de coração!
Nós que agradecemos a sua visita e o seu carinho <3
Achei muito importante esses simulados, pois nos prepara para concursos ,ajudando a realizar o sonho de muitos que é passar em primeiro lugar nos concursos.
Bom dia!!! Não posso deixar de falar aqui de como esse site tem me ajudado. Conheci há pouco tempo, mas não tem um dia sequer que eu não entre. Tudo muito organizado e pensado pra nós que estamos nos preparando pra concurso. Quero parabenizá-la pela iniciativa. Tem realmente tudo de que precisamos. Um forte abraço. Att Silvia Souza
Que bom receber recados como o seu Silvia. Nos dá forças e animo para continuar esse trabalho! Obrigada pelo carinho e pela confiança.
Parabéns, esse blog e tudo que tem nele ajuda muito.
Bom dia Fernanda!Obrigada pela mensagem e pelo carinho, são mensagens como a sua que nos indicam o caminho certo a seguir!